Dois dias após dirigentes do Botafogo-PB agredirem profissionais de imprensa no Almeidão, a Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) se posicionou sobre o assunto. Em nota assinada pela presidente Michelle Ramalho, a entidade máxima do futebol da Paraíba lamentou o ocorrido e reforçou a necessidade de respeito à liberdade de imprensa dentro de um ambiente democrático.

A nota da FPF-PB falou o tempo todo sobre o direito à liberdade de opiniões dos profissionais de imprensa, mas em momento algum se dirigiu aos agressores — Breno Morais, conselheiro benemérito do Belo, e Afonso Guedes, vice-presidente de futebol do clube — ou citou os agredidos — o repórter Fábio Hermano e o comentarista Pedro Alves, ambos da Rádio CBN, e Elialdo Silva, coordenador de esportes da Rádio Pop. E também não falou sobre medidas a serem tomadas nas partidas daqui para a frente.

FPF-PB lamenta agressões; confira a nota:

Dentro do mundo esportivo, as opiniões emitidas por jornalistas referente ao comportamento e desempenho de atletas, comissão técnica, árbitros, dirigentes, enfim, em relação à todos os todos que, de alguma maneira, participem do esporte, nada mais é que exercício da liberdade imprensa, pois as críticas e as opiniões negativas merecem a mesma proteção que as opiniões positivas e os elogios, sendo justamente essa a essência da liberdade de imprensa dentro de um ambiente democrático.

Assim, tais liberdades não podem ser tolhidas sob qualquer aspecto. É dizer, em uma democracia saudável, a liberdade de expressão deve ser plena, assim como a liberdade de imprensa, por se tratar de um direito fundamental de todo cidadão, não apenas o direito do jornalista em emitir a sua opinião livremente, mas também dos destinatários dessa opinião, os ouvintes, leitores e telespectadores, que também têm o direito de que tais opiniões sejam emitidas e que cheguem até eles.

Portanto, lamentamos o incidente ocorrido no Estádio “O Almeidão” no último sábado dia 18 de março após a partida entre Botafogo x Sousa, onde jornalistas tiveram tolhidos suas garantias e o direito fundamental à liberdade de imprensa.

Entenda o caso

No último sábado, após a vitória do Botafogo-PB diante do Sousa, pelo placar de 1 a 0, na partida de ida da semifinal do Campeonato Paraibano Betino, o repórter Fábio Hermano e o comentarista Pedro Alves, ambos da Rádio CBN, e o narrador Elialdo Silva, da Rádio Pop FM, foram agredidos por Breno Morais, conselheiro benemérito do Belo, e por Afonso Guedes, vice-presidente de futebol do clube. As agressões foram verbais, com palavrões, e, no caso mais extremo, Fábio teve o seu microfone retirado bruscamente das mãos quando exercia o seu trabalho e só não foi agredido fisicamente porque outros profissionais da imprensa evitaram a aproximação de Afonso.

Informações com Globo Esporte PB

Categorized in:

Esporte,

Last Update: 20 de março de 2023

Tagged in:

,