Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Disputa política de São Bento ganha destaque na imprensa da Paraíba

Política

Disputa política de São Bento ganha destaque na imprensa da Paraíba

Por Heron Cid

Advertência aos leitores: pode parecer arquivo antigo ou montagem, mas não é. A foto é novíssima. É daqueles quadros comuns na política em que circunstâncias determinam os acordos e reunificam adversários históricos, e suas contradições, no mesmo retrato.

Em cores novas a fotografia junta velhos oponentes, Márcio Roberto, ex-deputado, Galego Souza, deputado estadual. A conjuntura local empurrou a dupla para a reedição de surpreendente aliança.

Para enfrentar o prefeito Jarques Lúcio, Márcio e Galego reataram um casamento que havia terminado em divórcio, litigioso por sinal e debaixo de longos anos de ataques mútuos.

Os consortes de São Bento não serão os primeiros e com certeza não serão os últimos nesse vai e vem característico de uma prática política que naturalizou o famoso lema; feio é perder.

Nesse aspecto, eles estão exercendo legítimo pragmatismo de quem deseja recuperar o poder perdido e para isso têm disposição de passar por cima de feridas abertas e do constrangimentos das intrigas pretéritas.

Tem sentido. Os seis anos de governo renderam a Jarques, fruto do novo ciclo político local, alta popularidade. O saldo administrativo conferiu aprovação acima dos 70%. Para Márcio e Galego vale, portanto, o custo do desgaste em troca de uma coalização com chances de deter o adversário.

Mesmo sob o risco do preço de deixar no ar a implícita mensagem de que o alvo em comum é um páreo difícil de ser vencido. E derrotá-lo vale o sacrifício da reconciliação dos dois antigos caciques.

Contradições à parte, o rebuliço na política da Terra das Redes oferece um lado muito positivo. A eleição de 2024 tem tudo para se converter num grande plebiscito para o eleitor decidir: São Bento prefere voltar ao sistema da política tradicional ou continuará apostando num novo modelo? A resposta determinará o futuro da cidade.

Texto Blog de Heron Cid

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO