O Clássico dos Maiorais nº 418 acontecerá no próximo domingo com alguns ingredientes que deixarão a disputa ainda mais acirrada, neste que é um dos maiores clássicos do interior do Brasil. Campinense e Treze se enfrentarão pela rodada #7 do Campeonato Paraibano Betino 2023, em uma partida que pode ser determinante para que apenas um dos dois times avance para as semifinais do estadual. Além disso, há tabu em jogo: o Galo não vence a Raposa desde 2020. E esse também será o primeiro Maiorais dos técnicos Leston Júnior, do Rubro-Negro, e William De Mattia, do Alvinegro.

Por si só, o Clássico dos Maiorais sempre é um grande duelo, mas o do próximo domingo tem muita coisa em jogo. O confronto pode acabar sendo crucial para determinar que apenas um dos dois times avance para a próxima fase, com o outro ficando pelo caminho. E não se classificar para as semifinais significa calendário mais magro em 2024, pois vão-se as chances de conseguir vagas na Série D, na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil.

Vale lembrar que o Campinense ainda disputa a Série D deste ano e pode conseguir o acesso, o que lhe daria um calendário no segundo semestre de 2024 mesmo em caso de não avançar de fase no Paraibano deste ano.

Para que o Campinense não dependa de outros resultados na última rodada só a vitória no clássico interessa. Em caso de empate ou derrota, a Raposa terá que contar com tropeços de Botafogo-PB e Nacional de Patos em seus próximos jogos, sem contar que Belo e Canário medem forças entre si na última rodada.

Já para o Treze a situação é um pouco melhor, pois o empate também serve, contanto que o Galo vença a Queimadense na última rodada. Uma vitória deixa o Galo muito próximo das semifinais, já que na última rodada enfrentará um Carcará possivelmente já rebaixado.

Tabu recente

Um recente tabu que envolve o Clássico dos Maiorais é que o Campinense, nos últimos dois anos e meio, vem levando vantagem. A última vitória do Treze em cima de seu maior rival foi dia 12 de agosto de 2020, na primeira partida da final do Campeonato Paraibano, por 2 a 0, resultado que lhe garantiu o título do estadual daquele ano, pois na partida de volta a Raposa venceu por 1 a 0, o que não foi suficiente para tirar o troféu do Galo.

Depois disso, foram mais seis partidas, sendo três vitórias do Campinense e três empates. Confira a lista:

15.08.2020 | Treze 0 x 1 Campinense – final do Paraibano 2020

23.05.2021 |Campinense 1 x 0 Treze – 1ª fase Paraibano 2021

03.07.2021 |Campinense 0 x 0 Treze – jogo de ida da fase de grupos da Série D 2021

08.08.2021 |Treze 0 x 0 Campinense – jogo de volta da fase de grupos da Série D 2021

13.03.2022 |Campinense 0 x 0 Treze – jogo de ida da 1ª fase do Paraibano 2022

16.03.2022 |Treze 0 x 1 Campinense – jogo de volta da 1ª fase do Paraibano 2022

A primeira vez dos técnicos

Pelo lado do Campinense, o técnico Leston Júnior terá sua primeira experiência em um Clássico dos Maiorais, mas essa não será a primeira vez que o treinador estará à frente de um time em um clássico contra o Treze. O comandante esteve à beira do gramado defendendo as cores do Botafogo-PB enfrentando o Galo no Clássico Tradição em 2018. Naquele ano, foram quatro confrontos, sendo dois pela fase de grupos e dois pelas semifinais do Campeonato Paraibano, sendo três vitórias para o Belo de Leston e um empate. Naquele ano, o técnico conquistou seu único título paraibano, pelo time da capital.

Ao longo da semana, Leston Júnior não concedeu entrevistas coletivas e só deve falar após o clássico. Na quinta-feira, após a derrota do Campinense para o Atlético-BA, pela Copa do Nordeste, no interior da Bahia, ele até falou brevemente sobre o Clássico dos Maiorais:

— O clássico domingo é uma decisão para a gente — resumiu Leston.

Essa também será a primeira experiência do técnico Willian de Mattia em Clássicos dos Maiorais; afinal, o jovem treinador está fazendo sua primeira passagem pelo futebol do Nordeste. Em entrevista coletiva, o treinador não escondeu que é um privilégio disputar um jogo desse porte.

— A sensação é muito positiva. É um privilégio disputar o maior clássico do interior do Brasil, para nós todos. Temos que estar muito concentrados para fazer um grande jogo — disse De Mattia.

O Clássico dos Maiorais acontecerá no próximo domingo, às 19h, no Estádio Amigão, em Campina Grande.

Informações com Globo Esporte PB

Categorized in:

Esporte,

Last Update: 24 de fevereiro de 2023

Tagged in:

,