O vereador Milklei Leite (PV) apresentou na Câmara Municipal de Natal dois projetos de lei para criar na cidade dois programas de assistência aos animais: o Samu Animal e o Patrulha Animal. As duas propostas agora vão tramitar nas comissões e serem submetidas à análise do plenário. Não há prazo para que o tema seja debatido.

Pela proposta do vereador, o Samu Animal seria um serviço semelhante ao Samu para os humanos, com número de telefone específico, mas destinado ao socorro de animais acidentados. O serviço funcionaria 24 horas por dia, todos os dias da semana, e seria ligado ao Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde.

A ideia é que o Samu Animal tenha uma ambulância com equipamentos necessários para prestar o socorro, como aparelho ultrassom e raio-X. Animais de pequeno porte poderiam ser transportados em unidades instaladas em motocicletas. Além disso, o serviço deverá ter uma equipe com veterinário, motorista e auxiliar.

O vereador também sugere que, se o projeto for aprovado, a Prefeitura do Natal estabeleça parcerias público-privadas com empresas para prestarem o serviço de transporte e também o acolhimento dos pacientes.

“Frequentemente somos informados de animais que foram atropelados, acidentados ou maltratados, e que por impossibilidade financeira do dono ou falta de caridade de testemunhas ficaram à míngua, sem atendimento, e por isso vieram a óbito ou passaram a viver com sequelas. O objetivo desta proposição é criar um serviço que atenda estas demandas emergenciais, no mesmo sistema do Samu, oferecendo assim a possibilidade de diminuir o sofrimento dos animais que sofram os tipos de eventos já mencionados anteriormente”, enfatiza o parlamentar.

Outra proposta do vereador, que deverá ser discutida pela Câmara Municipal em breve, é a criação da Patrulha Animal. A ideia é que o serviço funcione junto à Guarda Municipal de Natal, com o objetivo de atuar de forma ostensiva e preventiva, visando coibir e repreender a prática de maus-tratos contra animais, de fiscalizar infrações e prevenir outros crimes.

Informações com Grupo 190

Categorized in:

Saúde,

Last Update: 24 de fevereiro de 2023

Tagged in:

, ,