São muitos as movimentações políticas em Sousa nos últimos dias. Primeiro partidos se reuniram sobre as eleições 2020, a exemplo de: Severino Dias (Negrinho da Cagepa) que representa o DC (Democratas Cristãos), Francisco Franco (Franco do PV) que dirige o PV (Partido Verde) e o ex-candidato a prefeito pelo município de Sousa, Jota Cândido, que é membro do PCdoB, além de dois pré-candidatos a vereador, Gerlan do Lamarão e Romualdo. O representante do PSOL não esteve presente na reunião, mas de acordo com as informações assegurou fazer parte desse projeto que se inicia a partir de agora.

Conforme Franco do PV, um dos integrantes desse movimento, a estratégia é de ocorrer à migração de todos os filiados desses partidos para aquela ou aquelas legendas que apresentem o maior potencial de elegibilidade para as eleições de 2020, caso haja a necessidade, já que houve mudanças na legislação eleitoral, inclusive não existindo mais as famosas coligações, no caso da eleição proporcional.

O movimento que é intitulado “Frente de Renovação” vem se reunindo a cerca de doze e já elegeu três vereadores para a câmara de Sousa.

POLÊMICA – De novo sobre o presidente do diretório municipal do Partido Verde do Município de Sousa, “Franco do PV”, que pode ter mudado rapidamente de opinião, pois se reuniu com o prefeito Fábio Tyrone (sem partido), para discutir a apoio ao grupo do prefeito na sucessão municipal de 2020.

O presidente do PV confirmou que esteve reunido com prefeito, que a conversa foi proveitosa e que a decisão sobre apoio político à reeleição de Tyrone será tomada nos próximos dias, após conversa com os filiados e pré-candidatos a vereadores.

Para não deixar dúvidas sobre a reunião com o prefeito de Sousa, Franco usou a sua conta pessoal no Instagram para postar uma foto do encontro e ecoar o slogan da gestão municipal de Sousa “vencendo com trabalho”.

Reação I – A vereadora Bruna Veras (PROS), sobrinha do prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PV), presidente estadual do partido na Paraíba, disse que muito em breve haverá uma reunião com os dirigentes municipais do partido em Sousa para tomadas de decisões.

Bruna disse que o PV de Sousa, nas eleições de 2020, marchará no campo das oposições e longe da atual gestão. Ela também foi dura com presidente da legenda: “Se Franco quiser acompanhar o prefeito é simples, terá que deixar o partido”, arrematou.

Provocação I – Em Áudio enviado a um grupo de WhatsApp, o vice-presidente do diretório municipal do PV de Sousa, José Sergio da Silva, conhecido por “Serjão”, irmão de Franco, alfinetou a vereadora Bruna Veras. “Serjão” disse que a vereadora não manda no PV de Sousa e deveria ir cuidar do partido dela, o PROS. No Áudio, ele também afirma que Luciano Cartaxo abandou o partido em Sousa.

Provocação II – O presidente municipal do PV também enviou áudio em grupos de WhatsApp, onde ele, Franco, declara, explicitamente, apoio a pré-candidatura a reeleição do Prefeito Tyrone e provoca a vereadora Bruna Veras: “pode chorar, agora é Tyrone prefeito”, diz o áudio.

PSD – o Empresário Fábio Braga saiu da presidência da legenda em Sousa, a justificativa de Fábio foi que amigos Empresários o incentivam disputar no próximo ano, Presidência da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas em Sousa, e para tanto, é preciso centrar energias neste novo projeto, ao tempo que agradeceu ao ex-prefeito André pela confiança nele depositada.

OUTROS PREFEITOS – o ex-prefeito de Sousa, André Gadelha (MDB), pode ser confirmado como o pré-candidato a prefeito pelas as oposições locais.

“Não tenha dúvida que estarei com o meu nome para disputar em 2020”, resumiu.

MAIS GADELHA – Além de Nilvan Ferreira em João Pessoa, outro radialista sertanejo pode ser candidato a prefeito de cidade importante na Paraíba nas eleições deste ano. Cresce no Solidariedade, partido do vice-prefeito da Capital, Manoel Júnior, a expectativa da filiação do ex-vereador e ex-vice-prefeito de Sousa, o radialista Tales Gadelha, para que ele possa disputar as eleições de 2020 como candidato a prefeito da cidade sertaneja. Tales tem a língua afiada é um dos grandes esgrimistas verbais da política paraibana.

MARCONDES? O líder da bancada oposicionista na Câmara de Vereadores em Sousa, Cacá Gadelha (PSDB), revelou que o ex-senador, Marcondes Gadelha (PSD), e o ex-deputado federal, Leonardo Gadelha vão transferir seus domicílios eleitorais para Sousa.

Com a decisão, essas lideranças políticas ficam aptas a concorrerem a vaga de prefeito nas eleições de outubro pelas oposições sousenses.

Cacá Gadelha disse também que, as oposições tem um leque enorme de opções de nomes considerados fortes para uma disputa eleitoral, e citou: Marcondes, Leonardo, André Gadelha, Dr. Zé Célio de Figueiredo, sem falar nomes que podem sair do grupo do PP que estão bem “aliviados” no cenário local.

A grande novidade mesmo, os nomes de Marcondes, e Leonardo Gadelha, ambos com domicílios eleitorais na Capital, poderem transferir para a Cidade Sorriso, assim, ficarem aptos para uma futura disputa municipal.

No tocante, deixar ou não o PSDB, o Vereador Cacá Gadelha ressaltou que mesmo sendo amigo de várias figuras importantes do partido a nível estadual, aqui em Sousa a conversa é diferente quando o assunto é fazer política partidária.

-Eu não posso negar que trabalho em parceria com o deputado, e ex-senador, Marcondes Gadelha, e fui atendido em tudo que pedi no ano de 2018 com suas emendas impositivas. É inegável que vamos partir ao lado dele agora, eu não sei qual a agremiação que nós todos vai desembarcar. Não sei se é PSC, se posso ficar no PSDB. Tudo pode acontecer. Ainda temos 60 dias para fazer essa troca de partido, ou permanecer, disse o Líder da bancada oposicionista no Poder Legislativo sousense.

No primeiro contato, Leonardo foi enfático a dizer que “nós (eu e Marcondes) defendemos a unidade das oposições em torno de um nome competitivo. Nesse sentido, penso que candidaturas como as de André, Zé Célio, Cacá e Myriam estariam mais bem posicionadas. No entanto, não consigo negar que ficaria honrado e feliz com a possibilidade de administrar a cidade que amo e à qual tanto devo. Vamos ver o que o futuro nos resguarda”, completou.

TYRONE – Primeiro ele vai se filiar no Cidadania. “Eu fui convidado por João Azevêdo, e estamos juntamente com bloco de prefeitos indo para o Cidadania. Saindo fortalecidos para essa nova casa, que nos abriga perfeitamente, e compreendo que João faz, e fará um governo ainda melhor”; afirmou.

Ainda a respeito do comando do Cidadania em Sousa, o prefeito Tyrone revelou que convidou o empresário Toquinho Figueiredo para assumir a presidente do partido no âmbito municipal.

O prefeito ainda em declaração recente, Fábio Tyrone disse que teria conversado politicamente com o médico, Dr. Guilherme Carvalho, presidente municipal do PSDB sobre aproximação política, visando as eleições 2020.

– Eu disse aqui a pouco que só não tinha condições de conversar com o Grupo que me faz oposição tradicional, não por má querência, mas por impossibilidade, por quer nos distingue o modo de fazer política e gestão, disse confirmando que teria sim mantido contato, e conversa com membros do Grupo Oliveira em Sousa.

– Eu conversei demoradamente, não em um momento político, mas me encontrei com Guilherme por duas vezes e conversei muito com ele. Sempre disse do respeito que tenho por Dr. Guilherme, pelo seu oficio, pelo seu jeito de ser, nunca escondi isso, completou o Gestor.

Em outro momento explicando essa aproximação com o Grupo dos Oliveiras em Sousa que tem um dos comandantes, Dr. Bosco Filho, atualmente prefeito de São Francisco, Tyrone deixou escapar que “todo mundo sabe do meu carinho pela a Família Oliveira, e nada impede desta aliança”.

MUDANÇAS? O chefe de gabinete municipal Hélder Carvalho, tem acusado a oposição de Sousa de tentar causar discórdias no grupo situacionista na cidade. “Uma tentativa falida de desestabilizar nosso grupo”, disse.

Dizem que o prefeito Fábio Tyrone pode indicar Dr. Hélder Carvalho como candidato nas eleições deste ano. Vale salientar que o chefe segue participando de várias inaugurações e eventos realizados pela gestão municipal.

MULTA JUDICIAL – Problemas judiciais para o gestor de Sousa não são novidades, Fábio Tyrone Braga, vai ter de pagar multa por vir apresentando recursos com intuito protelatório no caso da ação que resultou na sua condenação por improbidade administrativa, caso que ficou conhecido como “ação das cores“.

O gestor sertanejo teve os direitos políticos suspensos por três anos, além de outras penalidades, em virtude de ter padronizado todos os bens públicos do Município com as cores verde e laranja, que foram as mesmas usadas em sua campanha eleitoral de 2008.

Ele perdeu em todas as instâncias, inclusive no Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu aplicar multa de 2% do valor atualizado da causa, uma vez constatado o manifesto intuito protelatório.

A decisão tomada em dezembro último foi publicada no Diário Eletrônico do STF, por ocasião da Segunda Turma da corte ter rejeitado, por unanimidade, os embargos de declaração interpostos pela defesa de Fábio Tyrone.

ZÉ CÉLIO – o deputado estadual Lindolfo Pires (Podemos) afastou a possibilidade do médico José Célio de Figueiredo (Dr. Zé Célio) voltar a fazer parte do grupo de situação no município de Sousa. Diante de especulações que surgiram dando conta de que o médico poderá ser nomeado diretor do Hospital Regional de Sousa e com isso se aproximar do grupo situacionista, Lindolfo Pires respondeu que acha difícil o retorno de Dr. Zé Célio ao grupo por causa do seu temperamento.

“Acho muito difícil, até porque, pelo temperamento dele, que isso não permite, já que foi por livre e espontânea vontade que ele saiu do nosso grupo”, falou o deputado.

O vice-prefeito, Zenildo Oliveira reuniu um Grupo de Amigos no final de semana passado para articular a filiação no novo partido após o carnaval.

Neste encontro, seis vereadores, e um suplente compareceram para discutirem planos para a eleição municipal 2020.

ZENILDO – Ele conversou demoradamente com os vereadores: Odair José, Roberto Freire, Adriano Batista, Aldeone Abrantes, Jucélio Marques, Denis Formiga, e o suplente de Vereador, Dário Formiga.

Fontes informaram que há possibilidade deste Grupo seguir filiação no mesmo partido que o vice-prefeito, Zenildo Oliveira deverá assinar ficha de filiação, após o carnaval.

Os onze vereadores que atualmente formam o bloco de sustentação do Governo Tyrone deverão se dividir em dois Grupos para formar força, e disputarem a eleição, haja vista que não haverá mais coligação.

O partido para qual se filiará o vice-prefeito Zenildo deverá então receber importantes nomes de peso eleitoral para concorrem a eleição municipal, e claro a chegada o vice-prefeito à essa nova legenda deverá ser mesmo de pompa, mostrando força e prestigio de um dos mais importantes Empresários do Sertão da Paraíba.

 

Categorized in:

Política,

Last Update: 20 de fevereiro de 2020