Sousa x Botafogo-PB, por si só, sempre é bastante disputado, independentemente da situação em que os times estejam. Mas os bastidores da semifinal do Campeonato Paraibano 2023, entre a partida de ida, no último sábado, e a da volta, que acontecerá neste próximo domingo, estão sendo um capítulo à parte. Pedidos dos dois lados — desde VAR e árbitro Fifa a mudança de horário —, troca de farpas e uma nota oficial atrás da outra… esse vem sendo o cenário desta semana. Veja abaixo todos esses acontecimentos.

Pedidos de pênalti no jogo de ida

As reclamações começaram ainda no decorrer do jogo da ida. Pelo lado do Botafogo-PB, o clube alega que o árbitro Josimarques Domingos não teria dado dois pênaltis em seu favor. Na primeira situação, ainda no primeiro tempo, a bola foi lançada na área do Sousa em cobrança de falta, Daniel Costa interceptou, e os jogadores do Belo reclamaram que teria sido com a mão.

Na segunda situação, já no segundo tempo, Bismark entrou na área em velocidade, driblou o primeiro jogador do Sousa e, em seguida, caiu, após um contato com Gustavo. Os dois lances estão sendo muito falados pela cúpula do clube da capital, que aponta que o Sousa tenha sido favorecido pela arbitragem.

Por parte do Sousa, a reclamação veio aos 27 minutos do segundo tempo, quando Luiz Henrique cruzou a bola na área e Wesley mergulhou e tirou a bola para escanteio; os jogadores do Sousa reclamaram que foi com o braço.

Botafogo-PB pede VAR, árbitro Fifa e antidoping

Dois dias após a partida de ida, o presidente do Botafogo-PB, Alexandre Cavalcanti, concedeu entrevista coletiva na Maravilha do Contorno e, em meio a vários assuntos, revelou que fez um pedido de VAR, arbitragem Fifa e exame antidoping para o jogo da volta, no Marizão. A Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) ainda não confirmou se os pedidos serão atendidos ou não. Mas, possivelmente, para que isso aconteça, o clube terá que arcar com as despesas.

Sousa solicita mudança no horário

Ainda na segunda-feira, o Sousa enviou um ofício à FPF-PB solicitando a mudança do horário da partida, das 16h para as 15h, alegando que o Estádio Marizão vem passando por uma troca na iluminação e que, assim, a partida teria que ser iniciada mais cedo, para haver garantia de luz natural do início ao fim. Na terça-feira, a FPF-PB negou o pedido e manteve o jogo às 16h.

Aldeone Abrantes ironiza pedidos do Botafogo-PB

Após os pedidos do presidente do Botafogo-PB por VAR, arbitragem Fifa e exame antidoping, o presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, gravou um vídeo cheio de ironia e acusações. Sem papas na língua, ele agradeceu pelos pedidos feitos pela equipe da capital, afirmando que o Belo só está na semifinal por conta de erros da arbitragem.

Nota oficial para todo lado

No meio de tantas questões extracampo, os clubes vão se manifestando através de notas oficiais em suas redes sociais. Após o vídeo gravado por Aldeone Abrantes, o Botafogo-PB usou uma nota para acusar o dirigente sertanejo de fazer afirmações levianas, reclamar o pedido de mudança de horário e dizer que a idoneidade dos árbitros paraibanos foi colocada em xeque.

Na sequência, o Sousa respondeu, também em nota, afirmando que leviano teria sido o posicionamento do Botafogo-PB, citando o episódio das agressões de um sócio benemérito do clube da capital a jornalistas, e ainda dizendo que “pessoas tentam pressionar a opinião pública e a FPF-PB no intuito de direcionar a escolha do trio de arbitragem”.

Rede social movimentada

Não só de notas oficiais vem sendo construída essa celeuma. Aldeone Abrantes vem assiduamente fazendo publicações em sua rede social particular, com alfinetadas e indiretas para todos os lados.

Tá valendo tudo. Xenofobia, carteirada, mentiras. O Que Peiaaaaaaa não faz. Porque adiaram as datas das Semifinais? Porque readiaram pro Sábado? Tudo à revelia do Sousa E Clube . Porque fui obrigado a decidir um Campeonato as 10hs? Perdi e ninguém apanhou .

Sousa x Botafogo-PB na primeira fase

Na primeira fase, as equipes se enfrentaram no Marizão, pela rodada #2, e empataram em 1 a 1. Foi o jogo de estreia das duas equipes, que estavam na disputa da pré-Copa do Nordeste e tiveram seus jogos da rodada de abertura adiados.

Expectativa para a partida da volta

No Sousa, o sentimento é de fazer valer o seu forte mando de campo e contar com o apoio de sua torcida, para, quem sabe, avançar para sua segunda final nos últimos três anos, garantindo assim participação na Copa do Brasil e, pelo menos, na pré-Copa do Nordeste de 2024. Vale lembrar que o Dinossauro já assegurou vaga na Série D do próximo ano. Para o Dino, só a vitória interessa. Caso o Alviverde vença por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis; já se vencer por margem de dois ou mais, a classificação do Dino acontecerá de forma direta.

Por outro lado, Botafogo-PB quer seguir até a final para tentar quebrar um jejum de três temporadas sem título estadual, já que sua última taça foi conquistada em 2019. A expectativa é que, capitaneados pelo técnico interino Tiago Batizoco, o Belo consiga fazer valer a vantagem construída no jogo da ida e saia do confronto vitorioso. Um empate dará a classificação ao time da capital.

Sousa e Botafogo-PB medirão forças no próximo domingo, às 16h, no Estádio Marizão, em Sousa. Quem avançar enfrentará na decisão o vencedor do duelo entre São Paulo Crystal e Treze, que empataram por 1 a 1 no jogo de ida.

Informações com Jornal da Paraíba

Categorized in:

Esporte,

Last Update: 24 de março de 2023

Tagged in:

,