Dos 64 clubes que iniciaram a Série D do Campeonato Brasileiro de 2022, apenas 32 seguem vivos na luta pelas quatro vagas na Série C de 2023. Desses, a maioria é da região Nordeste, que tem 12 classificados à segunda fase da 4ª divisão nacional. Com a fase eliminatória da competição prestes a ter início e com os 16 confrontos já definidos, o ge decidiu fazer um mapeamento por região do país para apresentar os times que ainda seguem na disputa do acesso à Terceirona do Brasileirão da próxima temporada.

No início da fase de grupos da competição, no último mês de abril, eram 23 os clubes do Nordeste que representavam os nove estados da região, e 12 desses avançaram à segunda fase, o que representa 37,5% do total de equipes no mata-mata. Dos clubes nordestinos, destaque para o Santa Cruz, equipe que já disputou 24 vezes a Série A do Campeonato Brasileiro, mas que vive um momento de ostracismo e tenta, a partir da última divisão, repetir o feito da década de 2010 e voltar às principais divisões do futebol nacional.

A segunda região com mais representantes no mata-mata da Série D é o Sudeste, com seis times ainda vivos na luta pelo acesso. O número representa 18,75% do número total de equipes na segunda fase da 4ª divisão. As regiões Norte e Sul, com cinco representantes cada (15,62% do total), e Centro-Oeste, com quatro (12,5% do total), fecham o ranking.

Equipes ao mata-mata da Série D (por região):

REGIÃO NORDESTE – 12 TIMES

Afogados da Ingazeira (Pernambuco)

Santa Cruz (Pernambuco)

Retrô (Pernambuco)

Juventude Samas (Maranhão)

Moto Club (Maranhão)

Pacajus (Ceará)

Sousa (Paraíba)

Lagarto (Sergipe)

Jacuipense (Bahia)

Juazeirense (Bahia)

ASA (Alagoas)

América-RN (Rio Grande do Norte).

Informações com Globo Esporte PB

Categorized in:

Esporte,

Last Update: 21 de julho de 2022

Tagged in: