Um projeto de lei de autoria do deputado estadual Galego Souza (Progressistas), dispõe sobre o tratamento com Bomba de Infusão de Insulina, para pacientes que possuem diabetes tipo 1, em acompanhamento regular na Rede Pública de Saúde ou em Centro Especializado, de acordo com indicação médica, no âmbito do Estado da Paraíba.

Segundo o referido projeto a diabetes mellitus tipo 1 (DM1) representa um desafio tanto para os portadores, seus familiares, quanto para profissionais de saúde na obtenção de um bom controle glicêmico e metabólico, a fim de minimizar complicações em curto e longo prazo.

Com isso, o gasto com a doença para uma pessoa que se trata exclusivamente com insulina, o custo aproximado fica entre R$ 500,00 a R$ 800,00 reais por mês.

A diabetes tipo 1 é uma doença que compromete o metabolismo da glicose e de outras substâncias produtoras de energia em cerca de 1 em cada 11 pessoas em todo o mundo. Os sistemas de infusão contínua de insulina, ou seja, as bombas de insulina, são pequenos aparelhos eletrônicos que administram a insulina por meio de um cateter e servem também para corrigir os períodos de hiperglicemia, o que possibilita grande flexibilidade no estilo de vida, particularmente aos horários de refeições e a viagens. O paciente carrega esse aparelho que libera insulina de forma programada: mediante doses pequenas e contínuas, ou conforme programado. Esse dispositivo é diferente do

tratamento convencional, em que o paciente tem que fazer a dosagem de insulina com várias aplicações de injeção durante o dia. A terapia com bomba de insulina é a terapia mais similar ao funcionamento do pâncreas, fazendo com que haja uma redução e complicações agudas e crônicas.

Refletindo sobre esses benefícios o deputado Galego Souza vislumbrou a importância da implementação do Sistema de

Infusão contínua de insulina (SICI), para dar suporte aos pacientes diabéticos tipo 1, no Estado da Paraíba, a fim de diminuir o número de óbitos, complicações e internações advindas do mal controle da doença, e garantir que esses pacientes sejam acompanhados por profissionais da área de Saúde e que não tenham o tratamento interrompido.

“A operacionalização do Sistema Contínuo de Insulina (SIC) ocorrerá com a implantação de ambulatório de atendimento dentro de uma unidade de saúde equipada e que possua em seu funcionamento a especialidade de endocrinologia. O ambulatório teria em seu quadro um profissional especializado no atendimento ao paciente diabético, habilitado para manuseio do equipamento e uso do sistema, sendo a distribuição de medicamento e do aparelho controlada e acompanhada por meio de software, ou seja, funcionando essencialmente como um pâncreas de forma artificial. Por tudo isso acreditamos que a implementação e efetivação dessa melhoria promove a efetivação de políticas públicas de saúde em nosso estado” frisou o parlamentar.

Categorized in:

Política,

Last Update: 9 de março de 2022

Tagged in: