A semana começou com municípios do Médio Piranhas renovando ou reforçando decretos e outras atividades, ainda em enfrentamento e prevenção ao Covid-19, novo Coronavírus. Segundo a Secretaria de Saúde da Paraíba o estado vive uma interiorização, com aumento de casos. Na região das 16 cidades, já foram mais de 170 casos, apenas três localidades ainda estão “zeradas”.

SÃO BENTO – A Prefeitura Municipal de São Bento, através da Secretaria de Saúde do município, realizou no final de semana, uma Blitz Educativa orientando os condutores de veículos sobre proteção e prevenção do Covid-19. A ação foi realizada por uma equipe da Secretaria de Saúde que auxiliou os condutores, higienizando o interior dos veículos, bem como explicando a importância e necessidade do uso da máscara facial.

Recentemente, foi realizado também um trabalho de higienização e organização do espaço utilizado no centro da cidade para a feira de verduras e legumes, além do serviço de higienização do açougue público. Também foram distribuídos kits de higiene e proteção individual a funcionários da Infraestrutura local. O prefeito Jarques Lúcio (Cidadania) ainda realizou uma live na internet destacando a situação da pandemia na cidade.

CATOLÉ DO ROCHA – Devido a pandemia a cidade divulgou decretos onde suspendeu novamente a feira livre que não acontece há dois meses e também determinou o fechamento de hotéis e pousadas.

MATO GROSSO – A prefeitura, com base nas determinações do Governo do Estado. O decreto de número 013/2020 revisa as medidas de segurança para evitar a contaminação e proliferação da Covid-19, e traz outras determinações.

Isso amplia as medidas de isolamento social para o enfrentamento, que foi estendido até o dia 31 de maio em decretos anteriores. Considerando que há casos confirmados no município, e em consonância com o decreto estadual nº 40.242, de 16 de maio, ficam suspensas as atividades dos seguintes estabelecimentos:

–  Academias, ginásios e centros esportivos públicos e privados; centros comerciais, bares, restaurantes, casas de festas, casas noturnas, boates e estabelecimentos similares; parques de diversão e estabelecimentos congêneres, públicos e privados; lojas e estabelecimentos comerciais; feiras livres, praças de alimentação, bem como o consumo de produtos no local e a disponibilização de mesas e cadeiras aos frequentadores;

Ainda de acordo com o decreto, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares poderão funcionar exclusivamente por entrega em domicílio (delivery), ou em pontos de coletas, desde que não haja atendimento presencial dentro das dependências. Estabelecimento da área da saúde como hospitais, clínicas, laboratórios poderão funcionar normalmente. Além disso, clinicas e hospitais veterinários.

O uso de máscara passa a ser obrigatório, além das determinações anteriores para a higienização de equipamento de uso coletivo, como máquinas de cartão de crédito por exemplo, deverão ser higienizados imediatamente após o uso, para evitar a transmissão do vírus.

Informativo 488 de 20 de maio 2020

BREJO DOS SANTOS – De acordo com o Decreto Municipal 015/2020, parte do comércio de Brejo dos Santos, só poderá funcionar até às 12h, meio-dia.

Apenas farmácias, supermercados, postos de combustíveis e padarias poderão funcionar todo o dia, pois são considerados serviços essenciais para toda a população. Caso o decreto não seja obedecido, acarretará em multas.

Vale ressaltar que deverão seguir fechados os seguintes: academias, ginásios e centros esportivos públicos ou privados, bares, casas de festas e estabelecimentos similares.

Também fica estabelecido que, em todos os espaços públicos e estabelecimentos comerciais do território municipal, a obrigatoriedade do uso de máscaras. Cada pessoa flagrada sem máscara no interior de algum comércio, a multa é de 100 reais.

SÃO JOSÉ DO BREJO DO CRUZ – A gestão Municipal de São José do Brejo do Cruz, por meio de decreto informa que por tempo indeterminado estão proibidos banhos em açudes do município, realização de churrasco em vias públicas, vendas de crediaristas e ambulantes e realização de bancas de jogos. Mesmo Sem casos em São José, a medida se justifica pela necessidade de que sejam seguidas as orientações de prevenção e combate ao Coronavírus, evitando a aglomeração de pessoas no município.

 

 

Categorized in:

Política,

Last Update: 27 de maio de 2020