A cidade de Pombal teve atividades relacionadas ao Outubro Rosa nos últimos dias. Houve homenagens aquelas pessoas responsáveis por dar vida a centenas de crianças ao longo das últimas décadas, quatro técnicas de enfermagem (parteiras) que atuam no Hospital regional de Pombal (HRP) foram homenageadas pela unidade onde trabalham e pelo Rotaract Club Centenário de Pombal, como agradecimento pelos serviços prestados à população que necessita do atendimento das mesmas.

A entrega das comendas foi feita na terça-feira (22), durante evento realizado pelo HRP fazendo parte da campanha “Outubro Rosa”.

As homenageadas foram Maria de Lurdes (Lurdinha) – que já possui 45 anos de prestação de serviços; Maria Luzimar (Nem Enfermeira); Maria José (Babá) e Maria Chaves (Chiruca).

A coordenadora de enfermagem do hospital regional, Taysa Guedes, disse que as “Quatro Marias” são exemplos para a sociedade pombalense, pela dedicação que ainda dispensam à profissão.

Com o objetivo de promover a partilha de experiências e a conscientização também a respeito do Outubro Rosa, a deputada estadual Pollyanna Dutra realizou uma roda de conversa na tarde desta sexta-feira, em Pombal-PB. O evento reuniu quatro mulheres que vivenciaram e venceram o câncer de mama, bem como de uma médica, que reforçou a importância da agenda, e mulheres da saúde municipal.

Durante o evento, as mulheres partilharam suas histórias de vitória e superação. Conforme a médica Dra. Alzira Freire, as mulheres precisam se conhecer. “É necessário que as mulheres se conheçam, se toquem, e participem de momentos como este promovido hoje, para conhecer mais sobre o câncer de mama e do colo do útero. Precisamos nos unir e compartilhar esse rico conhecimento, precisamos abraçar essa campanha”, destacou a médica.

Para Pollyanna Dutra, é papel do poder público se inserir nessas causas e trabalhar para fazer a diferença nas vidas das mulheres. “Nós, mulheres, olhamos para as nossas causas com mais sensibilidade, pois está próximo de nós, por isso precisamos ter mais mulheres na política. Enquanto prefeita de Pombal, me comprometi em reduzir em 100% o número de mulheres não diagnosticadas e sem tratamento. Conseguimos resultados significativos, vitórias, como as das mulheres que ouvimos aqui em Pombal. Isso mostra que a política pode, sim, fazer a diferença, é isso precisa ser partilhado e incentivado”, completou.

 

Naldo Silva

 

Categorized in:

Política,

Last Update: 26 de outubro de 2019