O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, realizou 599 consultas ambulatoriais durante o período compreendido entre a noite da quinta-feira (29) e a meia-noite do domingo (31). Durante o feriado da Semana Santa também foram realizadas três cirurgias eletivas, quatro partos e uma curetagem.

Neste período, a unidade realizou ainda 435 exames laboratoriais, 109 Raios-X e registrou a internação de 20 pessoas que, após passarem pelo ambulatório médico e serem medicadas, identificou-se a necessidade de dar continuidade à assistência. AVC (Acidente Vascular Cerebral), broncopneumonia, gastroenterocolite (diarreia recorrente), hemorragia digestiva alta, hiperglicemia, infarto e infecção, além dos pacientes cirurgiados, foram os motivos das internações.

As cirurgias eletivas realizadas na unidade durante o feriado foram todas ortopédicas, sendo uma para corrigir uma fratura de tornozelo, outra de clavícula e outra de luxação acrônico clavicular (lesão da articulação localizada na parte mais superior do ombro (acrômio) e na porção mais lateral da clavícula).

Foram 163 atendimentos na quinta-feira (28), outros 140 na sexta-feira da Paixão (29), mais 164 no sábado (30) e 132 no domingo (31), totalizando as 599 consultas médicas.

Entre as causas mais recorrentes de procura pelo serviço ambulatorial, destacam-se queixas de dores, com 63 casos, sintomas de síndrome gripal, com 50 ocorrências, quadros de diarreia e infecção, com 35 casos, outros 29 atendimentos por causa de cefaleia, 23 casos de gastroenterocolite aguda (diarreia recorrente), 16 registros de amigdalite, febre e crise hipertensiva, com 12 casos cada um, entre outros motivos.

Durante o feriado, o hospital realizou ainda 19 avaliações obstétricas, 13 avaliações cardiológicas, 10 ortopédicas, além de 13 avaliações de exames. Na urgência foram atendidos dois pacientes vítimas de sinistro de trânsito por moto e três pessoas com ferimentos provocados por objetos perfuro/cortantes.

Informações com Secom PB

Categorized in:

Saúde,

Last Update: 1 de abril de 2024