Faltando seis meses para as eleições desse ano, o empresário Geferson Carnaúba (PSB), pré-candidato a prefeito de São Bento, apoiado pelo atual gestor, Jarques Lúcio (PSB), vem liderando com vantagem as intenções de voto para prefeito daquele município. Foi o que mostrou uma pesquisa, recentemente, realizada na cidade.

Se as eleições em São Bento, no sertão paraibano, na pesquisa estimulada quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Gerfeson tem 47,04% dos votos contra 32,07% do também empresário Marcos Davi que concorre pela oposição. É o que aponta levantamento realizado pelo Instituto Advise, contratado pela Blog do Chico Soares, divulgado na sexta-feira (15). Votos brancos e nulos somam 3,78% e indecisos 17,11%.

O Instituto Advise também avaliou o cenário espontâneo, quando não são apresentados nomes de candidatos. Nesse quesito, o eleitor fica à vontade para dizer quem vem à sua mente quando o assunto é candidato a prefeito de São Bento.

Assim como na pesquisa estimulada, Geferson Carnaúba, também, lidera às intenções de votos. Ele é lembrado por 44,41%, seguido por Marcos Davi, que obtém 30,43%; ainda são citados Rafinha Banana com 1,32% e Dr. Jarques, que não será candidato, evidentemente, ainda apareceu com 0,66%. Na espontânea, brancos e nulos representam 2,47%. Indecisos somam 20,71%

Quanto ao índice de rejeição, o Instituto Advise, também, quis saber, entre os nomes apontados, qual o eleitor de São Bento mais rejeita. Quem lidera a rejeição é Marcos Davi, com 33,06%.

O empresário Geferson Carnaúba é rejeitado por apenas 22,20% dos entrevistados. Já 8,39% dizem não votar em nenhum dos dois pré-candidatos e 36,35% não rejeitam nenhum deles.

A pesquisa realizada pelo Instituto Advise sobre a sucessão em São Bento foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PB-09322/2024. Ao todo, foram realizadas 608 entrevistas nos dias 09 e 10 de março do corrente ano.

A margem de erro é de 3,93 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado é de 95,0%. De acordo com o plano amostral da pesquisa, foram considerados as variáveis: sexo, grau de escolaridade, faixa etária e nível econômico.

As entrevistas com os moradores foram realizadas, estratificadamente, nas seguintes localidades: zona urbana de São Bento: Areia Fina, Belarmino Lúcio, Boa Esperança, Centro, Cícero Dias I, Cícero Dias II, Colinas do Sul, Dão Silveira, Herculano, Loteamento Portal, São Bentinho, São Bento de Baixo, São Bernardo, Sudene, Vieirópolis e Xique-Xique. Já na zona rural da cidade, as localidades foram: Barra Cima, Jenipapo dos Lúcios, Jenipapo dos Brejeiros, Riachão, Taquarituba, Terra Nova e Várzea Grande.

Matéria por Blog do Chico Soares

Categorized in:

Política,

Last Update: 17 de março de 2024