Hoje em nossa série de matérias sobre as eleições 2024 na região do Médio Piranhas, no Sertão da Paraíba falamos sobre a 6ª cidade em sequência, Catolé do Rocha. O Blog do Clinton Medeiros tem trazido detalhes da pré-campanha nos dezesseis municípios que formam a microrregião.

Catolé do Rocha tem 188 anos de emancipação política, um dos municípios mais antigos do Sertão. Sua população é de 30.661 habitantes segundo o censo do IBGE de 202, sendo a 3ª mais populosa do Médio Piranhas e a 17ª da Paraíba.

O seu filho mais conhecido é o cantor Chico César, destacado artista na MPB. Na política já teve um governador do estado nascido na cidade, João Suassuna. (João Agripino conhecido como o Mago de Catolé, nasceu no município de Brejo do Cruz).

Para as eleições 2024 a pré-campanha deste ano até agora tem sido de poucas movimentações. Pela situação o atual prefeito, Laurinho Maia (União Brasil) vai concorrer à reeleição, ele já indicou em entrevistas recentes que deve manter seu companheiro de chapa Ricardo Maia (PSDB) na vice, eles concorreram em 2020. O grupo conta com apoio de ex-prefeitos como Leomar Maia, Edvaldo Caetano e Lauro Maia e  ainda de 11 dos 13 vereadores da Câmara Municipal, incluindo o presidente do legislativo, Gentil Barreto (Cidadania). Recentemente Laurinho também recebeu a adesão do empresário Nagibe Vieira que concorreu a suplente de senador nas eleições de 2022 na Paraíba. O grupo partidário na chapa proporcional pode ter vereadores disputando pelo União Brasil e Republicanos, as conversações ainda acontecem até o fim de março. A nível estadual a candidatura tem apoio dos deputados Galego Souza (Progressistas), Murilo Galdino (Republicanos) e do senador Efraim Filho (União).

Já a oposição tem duas pré-candidaturas para a Prefeitura, entre elas do ex-vereador Felipão (PSB), ele exerceu o cargo de parlamentar entre os anos de 2009 e 2016, sendo vice-presidente da Câmara uma vez. Ainda em 2016, Felipão concorreu como candidato a vice-prefeito. Ele foi confirmado como pré-candidato a prefeito a partir do final do ano passado, o vice ainda não está oficializado. Tem apoio do ex-prefeito José Otávio Maia, do deputado federal Gervásio Maia (PSB) e deve contar com o governador João Azevedo que é do mesmo partido. Lembrem que o gestor estadual foi votado também pelo atual prefeito, vamos observar. Dois vereadores devem apoiar a pré-candidatura de Felipe. A oposição pode ter chapas de vereadores pelo PT e pelo próprio PSB.

Existe uma outra pré-candidatura para a Prefeitura local, é da líder social Bidia, ela vai concorrer pelo PSOL. A mesma já foi suplente de vereadora em Catolé do Rocha, quando em 2012 disputou pelo Partido Verde.

No próximo domingo, 25 de fevereiro traremos informações sobre a pré-campanha em Jericó.

Categorized in:

Política,

Last Update: 25 de fevereiro de 2024