Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Brejo dos Santos pode ter três candidaturas concorrendo à Prefeitura em 2024

Política

Brejo dos Santos pode ter três candidaturas concorrendo à Prefeitura em 2024

Veja nomes

Dando continuidade a série de matérias que o Blog do Clinton Medeiros segue realizando sobre as eleições municipais 2024 na região do Médio Piranhas, Sertão da Paraíba. Neste domingo, 11 de fevereiro em pleno carnaval falamos sobre a política em Brejo dos Santos.

A cidade é conhecida como a Terra dos Médicos devido a grande quantidade de profissionais de medicina brejo-santenses que residem ou que atuam nas centenas de outros municípios Brasil afora. Brejo tem 5.977 habitantes segundo o último censo do IBGE. A localidade tem 58 anos de emancipação política e sua data de aniversário é em 3 de junho.

Brejo conta nos últimos meses com um fato inédito em sua história política, pela 1ª vez está sendo governada por uma prefeita, Luciene Almeida do PSB. Ela concorreu ao cargo de vice em 2020, e chegou a chefe do poder executivo por causa do falecimento de seu companheiro de chapa, Dr. Lauri Ferreira que foi vítima da Covid em junho de 2021 ele foi eleito prefeito por seis vezes.

Luciene vai concorrer à reeleição em outubro deste ano, ela é esposa do também ex-prefeito Dr. Luiz Vieira que governou Brejo em dois mandatos (2005 à 2008 e 2013 à 2016). Uma indefinição de momento é quem ocupará a vaga de vice na nova postulação. A disputa está concentrada em três nomes: os médicos Rayssa Ferreira e Isauro Augusto e também o vereador Rômulo Guedes. A definição deve sair até o meio do ano. A prefeita conta com a maioria da bancada da Câmara Municipal, tendo apoio de cinco dos 09 vereadores. À nível de apoios estaduais, Luciene conta com os deputados Caio Roberto e Gervásio Maia e do governador João Azevedo.

Pela oposição, o nome do também médico Dr. Sandrinho é certo na disputa. Ele já foi vice-prefeito entre 2017 e 2020 e na eleição municipal de quatro anos atrás concorreu à Prefeitura contra a atual gestora, que na época como dissemos disputou como vice. Sandro terá ao seu lado outro profissional da medicina, Dr. Tranquilinho, a chapa nesse caso está definida. Três vereadores locais são aliados do grupo político que tem apoio do deputado estadual Gilbertinho, do deputado federal Murilo Galdino e do senador Efraim Filho.

Por fim, a oposição pode ter uma segunda candidatura na cidade. Trata-se do atual presidente da Câmara Municipal, Lidismar Vieira (PSDB). Ele exerce o mandato de vereador pela 1ª vez e é filho do ex-prefeito municipal, “Buzumbão” (in memorian). O mesmo tem afirmado à correligionários que pretende disputar a Prefeitura nas eleições de 2024.

No dia 18 de fevereiro falaremos do cenário político em Cajazeirinhas.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO