Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Município de Sousa apresenta números ruins no ranking do Previne Brasil

Saúde

Município de Sousa apresenta números ruins no ranking do Previne Brasil

Saúde pública

O Ministério da Saúde divulgou no último dia 31/01 os dados referentes ao último quadrimestre de 2023 do Previne Brasil e o desempenho obtido pelo município de Sousa, Sertão paraibano, foi um desastre. O resultado do Indicador Sintético Final (ISF) do programa do Governo Federal expõe a “Cidade Sorriso” apenas na 205ª posição.

De acordo com o levantamento, a nota 7,31 alcançada pela Saúde de Sousa está abaixo de praticamente todos os municípios sertanejos.

O objetivo do Previne Brasil é aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e a equipe de saúde, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. 60% (sessenta por cento) será destinado ao pagamento de prêmio pecuniário aos trabalhadores lotados nas Unidades de Saúde da Família (USF), e Equipe Multiprofissional, aos apoiadores institucionais, independente do tipo de vinculação dos mesmos com o Município, sob forma de prêmio de desempenho e inovação.

Em Sousa, desde a criação do programa em 2019, os profissionais reclamam que nunca receberam os valores destinados às Prefeituras pelo Governo Federal. A Secretaria de Saúde alega que os recursos são aplicados em melhorias das unidades.

Ao contrário de Sousa, alguns municípios da região se destacaram no ranking, a exemplo de Nazarezinho, Aparecida e Santa Cruz. Ambos alcançam nota 10 e ficaram, respectivamente, nas posições 16ª, 17ª e 18ª. Com nota 9,96 São Francisco ocupou a 27ª colocação. Em seguida aparecem Lastro com 9,94 no 30º lugar e São José da Lagoa Tapada na 55ª posição com nota 9,77. Na 61ª colocação está Marizópolis com a nota 9,68. Já Vieirópolis com nota 9 é o 117º colocado no ranking das urbes do território paraibano.

Confira a relação dos municípios nota 10:

1° – São Domingos do Cariri;

2° – Santana de Mangueira;

3° – São José do Bonfim;

4° – Bonito de Santa Fé;

5° – Lagoa;

6° – Junco do Seridó;

7° – São Bentinho;

8° – Cabaceiras;

9° – Itatuba;

10° – São José de Caiana;

11° – Tacima;

12° – Nova Palmeira;

13° – Condado;

14° – Imaculada;

15° – Piancó;

16° – Nazarezinho;

17° – Aparecida;

18° – Santa Cruz;

19° – Mulungu;

20° – São Domingos;

21° – Serra Grande;

22° – Taperoá;

23° – Teixeira;

24° – Pilar;

25° – Nova Olinda.

Informações com Levi Dantas

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Saúde

TOPO