Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Sousa estreou na Copa do Brasil contra o Flamengo de Romário

Esporte

Sousa estreou na Copa do Brasil contra o Flamengo de Romário

Em 1995

Clube tradicional do futebol paraibano, o Sousa será o adversário do Cruzeiro na 1ª fase da Copa do Brasil de 2024. Fundado em 10 de julho de 1991, a agremiação esportiva, conhecida carinhosamente como “Dinossauro”, iniciou uma trajetória prolífera no esporte estadual na 2ª divisão daquele mesmo ano, onde se tornou campeão, e logo chegou ao olimpo do estado ao vencer o Campeonato Paraibano em 1994.

Título histórico e confronto contra o Flamengo na Copa do Brasil

O título da elite do estado três anos após a sua fundação assinalou uma página importante não somente para o Dino, mas para a história do futebol da Paraíba. Isso porque, o Sousa se tornou o primeiro clube do Sertão do estado, distante dos grandes centros — Campina Grande e João Pessoa —, a vencer o Paraibano. E a tão sonhada taça foi conquistada depois de superar o maior rival: o Atlético-PB.

O rápido sucesso na Paraíba colocou o Sousa na Copa do Brasil de 1995, quando a equipe sertaneja teve pela frente o poderoso Flamengo de Romário, Sávio e companhia. Na ida, no Almeidão, em João Pessoa, 1 a 0 para o Rubro-Negro carioca, com gol do Baixinho. Já na volta, na Gávea, no Rio de Janeiro, triunfo flamenguista pelo mesmo placar, mas com gol de Fabinho.

Período difícil, retorno ao olimpo e embate contra o Vasco

Após um início meteórico, o time do Sertão da Paraíba enfrentou anos difíceis dentro das quatro linhas e se distanciou das conquistas estaduais, tendo lutado, por diversas oportunidades, contra o rebaixamento no estadual. No entanto, 15 anos depois de seu título inédito, o Sousa retornou ao topo do pódio ao derrotar um integrante do Trio de Ferro: o Treze.

A campanha vitoriosa culminou na classificação do Dinossauro à Copa do Brasil de 2010, quando teve como adversário o Vasco da Gama. E o Gigante da Colina garantiu o passaporte à segunda fase logo no jogo de ida, ao derrotar o Dino, no Almeidão, por 2 a 1, com gols de Tiago e Élton. Manú descontou para o time paraibano. Já no embate da volta, paraibanos e cariocas não saíram do 0 a 0.

Ainda que tenha sido vice-campeão do estado em 2012 para o Campinense, o Sousa marcou mais uma temporada dourada no futebol paraibano e carimbou a sua participação na Série D do Brasileirão. Os anos seguintes foram de consolidação do Dino na Paraíba, com semifinais asseguradas no estadual e dois recentes vices: em 2021, novamente para a Raposa, e em 2023, para o Treze.

A última Copa do Brasil do Sousa foi em 2022, quando enfrentou o Goiás no Estádio Marizão. O empate, porém, garantiu a classificação do Esmeraldino à segunda fase. Na temporada passada, por fim, a equipe sertaneja flertou com o acesso à Série C, mas parou na Ferroviária.

O vencedor do confronto entre Sousa e Cruzeiro encarará, na segunda fase da Copa do Brasil 2024, Petrolina ou Cascavel.

Informações com Globo Esporte PB

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Esporte

TOPO