Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Catolé do Rocha-PB teve 08 casos de hanseníase nos últimos dois anos

Saúde

Catolé do Rocha-PB teve 08 casos de hanseníase nos últimos dois anos

Saiba cuidados

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

“Quanto mais cedo for o diagnóstico da hanseníase melhor, porque o tratamento cura a doença, interrompe a transmissão e previne as sequelas. É muito importante procurar um serviço de saúde quando há sintomas e espalhar essas informações para que todos saibam se cuidar”, explicou a médica Drª Danielle Alencar (UBS CAIC).

A hanseníase é transmitida por meio de gotículas de saliva eliminadas na fala, tosse e espirro, em contatos próximos e frequentes com doentes que ainda não iniciaram tratamento e estão em fases adiantadas da doença. Por isso, todas as pessoas que convivem ou conviveram com o doente devem ser examinadas.

“O tratamento é feito por meio de antibióticos que são fornecidos gratuitamente nas unidades de saúde. Devem ser tomados diariamente até o término do tratamento, isso é muito importante para alcançar a cura. Se a hanseníase não for tratada, pode causar lesões severas e irreversíveis. O tratamento cura a doença, interrompe sua transmissão e previne incapacidades físicas. Quanto mais cedo for iniciado, menores são as chances de agravamento da doença”, pontuou a enfermeira Amanda Muniz (UBS CAIC).

Em Catolé do Rocha, foram registrados 08 (oito) casos da doença no período 2022/2024. O município conta com uma rede de apoio e atendimento nas unidades de saúde .

Informações com Assessoria

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Saúde

TOPO