Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Reconhecida emergência pela seca em Belém do Brejo do Cruz e mais 04 cidades da Paraíba

Economia

Reconhecida emergência pela seca em Belém do Brejo do Cruz e mais 04 cidades da Paraíba

Estiagem

A Defesa Civil Nacional reconheceu, na sexta-feira (12), a situação de emergência em mais cinco municípios da Paraíba que enfrentam graves consequências da estiagem. As cidades de Algodão de Jandaíra, Belém do Brejo do Cruz, Monte Horebe, Santa Cruz e Tenório agora fazem parte da lista de municípios em estado de emergência, elevando para 85 o total de cidades paraibanas afetadas pela seca.

Com a inclusão dessas novas cidades, os municípios estão habilitados a solicitar recursos federais para auxiliar a população local afetada pela estiagem. Os recursos, quando disponibilizados, são utilizados prioritariamente na aquisição de cestas básicas, distribuição de água potável e aluguel de caminhões-pipa para garantir o abastecimento nas áreas mais afetadas.

Além das medidas de socorro e assistência direta às vítimas, o governo federal também direciona recursos para o restabelecimento de serviços essenciais e a reconstrução de infraestruturas públicas e moradias que foram danificadas ou destruídas em decorrência dos desastres naturais.

A avaliação técnica da Defesa Civil Nacional é realizada com base nas informações detalhadas enviadas pelos municípios nos planos de trabalho apresentados. Após a análise das metas e valores solicitados, e com a aprovação dos recursos, uma portaria é publicada no Diário Oficial da União (DOU) especificando o montante a ser liberado para cada município em estado de emergência.

Informações com Agência Brasil

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Economia

TOPO