Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

O encontro entre Chico César e o maior jogador alemão, Franz Beckenbauer

Entretenimento

O encontro entre Chico César e o maior jogador alemão, Franz Beckenbauer

Aconteceu em 2006

Franz Beckenbauer, uma lenda do futebol, morreu aos 78 anos, em Munique, na Alemanha, como divulgado pela família na segunda-feira (8). Considerado por muitos o maior zagueiro da história do futebol, o ex–jogador já teve um encontro inusitado com o músico paraibano Chico César, após um show em território alemão.

De acordo com a imprensa alemã, Beckenbauer enfrentava muitas dificuldades de saúde nos últimos anos, enfrentado problemas como infarto ocular, operações cardíacas e demência associada a doença de Parkinson.

A imprensa relembra a história do encontro, que aconteceu nas vésperas da final da Copa do Mundo de 2006, que foi realizada na Alemanha.

Em entrevista, em uma matéria de 2012, no quadro “Meu Jogo Inesquecível”, Chico César revelou que teve um encontro com o ídolo alemão após ter realizado um show em solo gêrmanico. O show aconteceu às vésperas da final da Copa do Mundo de 2006. A competição foi realizada na Alemanha naquele ano.

Na época, Chico César não revelou muitos detalhes sobre o encontro com Beckenbauer, mas uma foto do arquivo pessoal do artista paraibano eternizou o momento em que ambos aparecem trocando cumprimentos.

Na matéria de 2012, Chico César afirmou que Beckenbauer foi “imerecidamente campeão do mundo de 1974”, fazendo alusão ao título que o então capitão da Seleção Alemã conquistou contra a Holanda. A frase não é uma crítica, é na verdade uma forma de ressaltar o encantamento que o paraibano teve com a Laranja Mecânica.

“Fiquei profundamente encantado com a forma de jogar da seleção holandesa, vice-campeã mundial daquele ano. Era um time espetacular e esteve presente em meu imaginário durante muitos anos. Foi meu primeiro encantamento com o futebol. E ali tomei o meu primeiro porre também”, brincou na entrevista.

Franz Beckenbauer é um dos maiores jogadores e técnicos da história do futebol alemão e mundial. Nascido em 1945, na cidade de Munique, uma das principais da Alemanha. após a segunda guerra mundial, ele começou jogando nas categorias do SC Munique 06 e logo foi para o Bayern de Munique, onde alcançou os maiores feitos dentro do futebol de clubes, revolucionando a posição de zagueiro, atuando como líbero.

No time da região da baviera, Beckenbauer foi campeão dos principais títulos. Nacionalmente, foi quatro vezes campeão da Bundesliga e também quatro vezes campeão da copa nacional. Além disso, também venceu outro campeonato no time do Hamburgo, no qual também é ídolo, e onde venceu seu último título na carreira.

Em termos internacionais, o “kaiser”, como era conhecido, venceu ainda três Liga dos Campeões, o maior título do futebol europeu, e um Mundial de Clubes, além de uma Recopa Europeia.

Por clubes, o ex-zagueiro também atuou no New York Cosmos, dos Estados Unidos. Por lá, ele foi campeão da liga americana por três vezes. No time da “Big Apple”, o ex-jogador foi companheiro de Pelé e outras estrelas do futebol mundial que jogavam no país americano.

Na seleção alemã, ele se eternizou no futebol ganhando a Copa do Mundo de 1974 e um título de Eurocopa, como jogador. Como técnico, em 1990, ele foi campeão mundial, comandando seu país, contra a Argentina, na final da Copa.

Ao lado de Zagallo, que morreu na semana passada, Beckenbauer é o único ser humano a ter sido campeão do mundo como técnico e jogador. Didier Deschamps, atual técnico da França, também tem essa marca.

Beckenbauer também foi dirigente e, no cargo, foi acusado de se envolver em escândalos ligados a sua atuação como chefe do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2006. A Procuradoria-Geral da Suíça acusou o ex-jogador de fraude e lavagem de dinheiro na escolha da sede do mundial. O processo que corria na Justiça se encerrou em 2020 por ter prescrevido.

Informações com Jornal da Paraíba

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Entretenimento

TOPO