Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Relembre campanhas de Botafogo, Sousa e Treze na Copa do Nordeste

Esporte

Relembre campanhas de Botafogo, Sousa e Treze na Copa do Nordeste

Competição vai começar

Neste sábado (06), começa a 20ª edição da Copa do Nordeste. Uma das maiores competições regionais do Brasil terá como pontapé inicial a fase eliminatória, onde 16 clubes vão em busca das quatro vagas que restam para a fase de grupos.

A Paraíba terá três representantes no campeonato. O Treze é o único que já está garantido na fase de grupos. Já Botafogo-PB e Sousa vão participar da pré-Copa do Nordeste.

Depois de Bahia, Ceará e Pernambuco, que possuem mais títulos da competição, a Paraíba é o quarto melhor estado da região com melhores campanhas na Copa do Nordeste, com um título, dois vices e dois quartos lugares.

Treze

O Treze participou da Copa do Nordeste em 11 oportunidades. A melhor campanha do Galo da Borborema foi em 2010, quando a competição teve um formato diferente. Os 15 clubes se enfrentaram entre si, em turno único, com os quatro melhores avançando para as semifinais.

O Alvinegro de Campina Grande teve um bom desempenho e conseguiu a classificação para as semifinais. O Treze terminou na quarta colocação com 22 pontos. Em 14 jogos, foram seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas. O Galo deixou para trás times como Bahia, Ceará, Santa Cruz, Náutico e América-RN.

Nas semifinais, o Treze enfrentou o ABC, no estádio Frasqueirão. Em um jogo inspirado, Éderson marcou três gols, garantindo a vitória do time potiguar e frustrando o sonho do Treze de chegar à final da Copa do Nordeste.

Sousa

Diferente de outros clubes do estado, o Sousa tem se consolidado no cenário do futebol nordestino nos últimos dez anos. O Dinossauro acumula três participações na Copa do Nordeste. O Alviverde nunca chegou ao mata-mata da competição. As melhores campanhas foram em 2013 e 2022 quando disputou a fase de grupos.

Em 2013, a vaga no Nordestão veio após o Sousa ser vice-campeão paraibano no ano anterior. O Dino ficou em um grupo difícil, ao lado de Sport, Fortaleza e Confiança. O time sertanejo conquistou dois pontos em seis jogos, ficando na última posição do grupo B.

Já em 2022, o Sousa teve um caminho mais longo, porém, mais positivo no Nordestão. Naquele ano, o Dino passou pela pré-Copa do Nordeste. Na eliminatória, a equipe paraibana venceu o ASA por 2 a 1. Na segunda fase, enfrentou o Confiança, empatando em 1 a 1 no tempo normal, e nas penalidades, derrotou o time alagoano por 5 a 4, garantindo uma vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste.

O Sousa ficou no Grupo B junto com o Botafogo-PB. Diferente do seu conterrâneo, que ficou em segundo lugar e avançou para o mata-mata, o Dinossauro ficou na sexta posição, com 11 pontos, acumulando três vitórias, dois empates e três derrotas.

Apesar de não conseguir avançar para a fase final, essa foi a melhor participação do Sousa na Copa do Nordeste.

Botafogo-PB

O Botafogo-PB, entre fases eliminatórias ou de grupos, ficou fora apenas da edição do ano de 2013 da Copa do Nordeste.

A melhor campanha do Belo aconteceu em 2019, quando conquistou o vice-campeonato do Nordestão. Na fase de grupos, o Alvinegro da Estrela Vermelha ficou na segunda posição do grupo B. O time comandado por Evaristo Piza somou os mesmos 18 pontos do Ceará que ficou à frente por ter um melhor saldo de gols.

No mata-mata, o Botafogo-PB passou pelo CSA e pelo Náutico. Na decisão do título, o Belo jogou contra o Fortaleza e foi derrotado nos dois jogos por 1 a 0.

Em 1998, o time de João Pessoa também fez uma boa participação na Copa do Nordeste. Naquela que era a segunda edição do campeonato, o Botafogo-PB terminou na quarta colocação geral. Na primeira fase, o Belo foi líder do grupo C, terminando à frente do América de Natal – que foi o campeão daquele ano – com 13 pontos.

Na segunda fase, o Botafogo-PB ficou na terceira colocação, com 10 pontos, não conseguindo a classificação para a final.

Informações com Portal Correio

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Esporte

TOPO