Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Pollyanna Dutra participou do lançamento do PAA na cidade de Mari

Política

Pollyanna Dutra participou do lançamento do PAA na cidade de Mari

Pequenos produtores beneficiados

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba (SEDH), Pollyanna Dutra, participou, na segunda-feira (4), do lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), na cidade de Mari. Ao todo, cerca de 35 toneladas de alimentos foram adquiridas pelo estado, que investirá, por meio do programa, R$ 4,9 milhões em toda a Paraíba, dos quais R$ 700 mil foram destinados para agricultores do município de Mari. A atividade beneficiará pequenos produtores que participam do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), no Assentamento Zumbi dos Palmares, onde ocorreu o lançamento, além de inúmeras famílias que receberão o alimento por meio da doação ao redor do estado.

O programa tem como objetivo, por meio de parceria entre o Governo Federal e o Governo Estadual, promover o acesso à alimentação em qualidade e regularidade necessária às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de valorizar e fortalecer a agricultura familiar, a produção sustentável e a geração de renda.

Para a secretária, a ação irá beneficiar milhares de produtores e de famílias paraibanas. “A Paraíba inicia hoje uma nova fase de desenvolvimento, um ciclo de fomento a quem produz no campo. Mas, acima de tudo, garantindo a compra dos produtos do campo para fornecer àquelas pessoas que mais precisam nesse momento. A gente não está tratando aqui de qualquer alimento, é o alimento produzido no campo, agroecológico, sem agrotóxicos, e que oferece um alto nível de segurança alimentar e nutricional”, afirmou.

“Os agricultores de Mari, que são assentados e que estão produzindo, têm a garantia da venda do seu produto e do pagamento. Mas não é só a garantia de venda e de compra, é a garantia de que a gente está matando a fome de quem mais precisa. O governador Azevêdo sancionou uma lei estadual dando a garantia de que 30% dos produtos destinados aos hospitais, presídios e restaurantes populares precisam ser comprados na agricultura familiar, fomentando ainda mais a ajuda ao homem do campo”, explicou Pollyanna.

O líder da Cooperativa de Produção Agropecuária do Assentamento Zumbi dos Palmares (COOPAZ), Damião Guedes,  ressaltou a importância do programa para os agricultores e a população. “Isso para nós é entender que a reforma agrária não só é produzir o feijão e o arroz para se alimentar. Tem que produzir de tudo. Estamos com todo um pensamento de agregar valor na nossa produção através da industrialização”, comentou.

A líder do MST, Dillei Schiochet, celebrou o lançamento do programa e destacou o papel importante dos produtores rurais. “Hoje é um dia de festa, de comemorar a colheita e a gente nunca pode desejar o mal para quem produz, para quem luta, porque são esses que fazem a nossa existência”, complementou.

Outras agendas

Ainda nesta segunda-feira, a secretária Pollyanna também participou da entrega de 12 toneladas de alimentos na cidade de Campina Grande, sendo 2 toneladas destinadas à Fundação Assistencial Paraibana (FAP) e 10 toneladas para a ONG Nossa Ramadinha Melhor.

Informações com Assessoria

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO