Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Após manifestação, comportas do Açude Carneiro foram fechadas em Jericó

Policial

Após manifestação, comportas do Açude Carneiro foram fechadas em Jericó

Com presença da PM

Um funcionário da Agência Executiva de Gestão das Águas do estado da Paraíba (Aesa) acompanhado de policiais militares realizou na tarde deste último sábado, 03 de dezembro o fechamento da comporta do açude Carneiro em Jericó.

Durante o dia ocorreu uma manifestação pacífica, onde populares fecharam o trânsito da rodovia PB-325. Entre os manifestantes estavam moradores da localidade, e membros da colônia de pescadores que pediam exatamente para que a abertura das comportas que já durava mais de vinte e quatro horas fosse encerrada.

Entre os argumentos, os pescadores alegam que atualmente ocorre a Piracema, período de reprodução dos peixes. E também pelo fato de que o açude do Carneiro abastece a população de várias cidades na região, como a própria Jericó, além de Lagoa, Brejo dos Santos e Bom Sucesso.

Outro lado

A abertura das comportas foi uma reivindicação através de ata da Associação de Produtores e Criadores na Jusante (correnteza) do manancial que leva até o Riacho São Bento onde tem produção agrícola e a água das comportas ajuda na irrigação. A Associação teve o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Jericó, que solicitou por meio de ofício a abertura da comporta ao presidente estadual do Comitê de Bacia do Estado da Paraíba, Waldemir Fernandes Azevêdo. O reservatório possui hoje 76,57% de sua capacidade.

Informações com Genesio Oliveira

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Policial

TOPO