Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Petrúcio Ferreira ganhou ouro no Parapan – Tricampeão

Esporte

Petrúcio Ferreira ganhou ouro no Parapan – Tricampeão

Recorde nos 100 m

Petrúcio Ferreira é o atleta paralímpico mais rápido das Américas pela terceira vez consecutiva! O brasileiro conquistou a medalha de ouro nos 100m rasos T47 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, neste sábado (25), e sagrou-se tricampeão da prova. Desta vez, ele venceu com 10s34 – novo recorde parapan-americano. De quebra, fez dobradinha com Washington Júnior, que marcou 10s63 para ficar com a prata.

Atual bicampeão paralímpico da prova, Petrúcio já havia dado suas cartas nas eliminatórias, quando marcou 10s39 e já bateu o recorde parapan-americano. Na final, ele fez uma prova crescente. Saiu atrás, após uma boa largada de Washington Júnior, mas conseguiu a recuperação e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com 10s34, quase três décimos a frente do compatriota, que levou a prata. O bronze ficou com o cubano Raciel González, com 10s70.

Com o tempo da final, que foi recorde parapan-americano outra vez, Petrúcio Ferreira ficaria em quarto lugar nos 100m rasos dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 – disputados por atletas convencionais. No Pan, o ouro da prova foi conquistado pelo dominicano José González, com 10s30. O brasileiro Felipe Bardi e o guianense Emanuel Archibald, que completaram o pódio, anotaram 10s31. Portanto, Petrúcio ficaria a apenas três segundos da medalha.

Além disso, os 10s34 ficaram a apenas cinco centésimos do recorde mundial, que é do próprio Petrúcio, de março de 2022. Paraibano da pequena cidade de São José do Brejo do Cruz, o velocista tem 27 anos de idade. Ele foi medalhista de ouro nos 100m T47 (para atletas com deficiência nos membros superiores) nos últimos dois Jogos Paralímpicos, nos últimos três Mundiais e, agora, também nos últimos três Jogos Paralímpicos – repete o feito que teve em Toronto-2015 e em Lima-2019.

Petrúcio é paraibano, natural de São José do Brejo do Cruz no Sertão.

Informações com Gazeta Esportiva

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Esporte

TOPO