Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Secretário Nacional de Economia Popular participou de Feira da Agricultura Familiar

Economia

Secretário Nacional de Economia Popular participou de Feira da Agricultura Familiar

Na Paraíba

A Paraíba recebeu, o secretário nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho. Em sua passagem pelo Estado, o secretário dialogou com representantes do segmento da Economia Solidária de toda a região Nordeste e prestigiou a II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenasfes), uma realização do Governo da Paraíba que acontece desde a quinta-feira (16) e vai até este domingo (19), no Espaço Cultural, em João Pessoa.

O secretário nacional foi acompanhado, na ocasião, pela secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyana Dutra, que enfatizou o papel da Economia Solidária no combate à fome. “A autonomia e a empregabilidade são armas potentes no combate à fome. Por isso discutimos Economia Solidária em toda a Paraíba, uma discussão que gera autonomia e empoderamento das regiões. Não só a Paraíba, mas todo o Nordeste, presente aqui, entendeu que podemos participar do desenvolvimento do país, com desenvolvimento sustentável, indústria limpa e participação num PIB que gere autonomia das famílias e elimine a fome”, destaca.

O secretário Gilberto Carvalho lembrou que, hoje, a Economia Solidária, em todo o país, é responsável por centenas de milhares de empregos. “Um exemplo são os catadores de material reciclável, que se juntam numa cooperativa e, recebendo apoio governamental, passam a prestar um serviço ambiental extraordinário, e mais do que isso, sustentam de maneira decente as suas famílias. Temos também a agricultura familiar que é o nosso campo mais vasto. Quem for à Feira poderá constatar”, convida.

Sobre o apoio do Governo Federal ao segmento, o secretário destacou a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Na agricultura familiar, o principal fomento foi a retomada da compra direta, em que o Governo compra do agricultor familiar e entrega para população vulnerável, e também a compra da merenda escolar ao agricultor familiar. Já a partir de janeiro do próximo ano, estamos trabalhando para realizar chamadas públicas, nas quais as cooperativas vão se inscrever para receber dinheiro. O Governo Federal apoia todo o agronegócio, e tem que apoiar. Se é justo para essa atividade, mas justo ainda é para os pequenos, para as cooperativas. Além disso, outra coisa importante é a qualificação das pessoas.  Focaremos na qualificação das pessoas e na assistência técnica. Com isso conseguiremos mudar a economia do país”, revela otimista.

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, vinculada à Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, executa o Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra com Doação Simultânea, com um recurso federal de R$ 4,9 milhões, beneficiando 657 agricultores por todo estado. Mantém seis Casas de Economia Solidária (Barra de Santa Rosa, Araruna, Soledade, Ingá, Pombal e Sumé) que fomentam a produção do artesanato paraibano e a integralização dos artesãos aos empreendimentos da economia solidária. Em João Pessoa, o Centro Público de Economia Solidária – Eco Paraíba, localizado em Tambaú, é um espaço que além de comercializar produtos da economia solidária, presta assessoramento técnico e articula a rede de empreendedores solidários.

Ainda fazendo parte da programação aconteceu durante a tarde o 1º Encontro Estratégias de Desenvolvimento da Economia Solidária no Nordeste, com o objetivo de discutir e debater o fortalecimento da Economia Solidária entre os grupos de Economia Solidária no Nordeste.

II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária – é uma realização do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e Empreender Paraíba, e do Consórcio Nordeste, por meio da Câmara Temática de Agricultura Familiar. É espaço de comercialização de produtos da agricultura familiar e economia solidária. Conta também com palestras, painéis, reuniões e exposições.

SERVIÇO:

II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária –

Local: Espaço Cultural José Lins do Rêgo

Dias: 16 a 19 de novembro de 2024.

Informações com Secom PB

Continue lendo...
Espere! Abaixo temos mais Notícias para você...
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Economia

TOPO
%d blogueiros gostam disto: