Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Trânsito em Catolé do Rocha um risco constante. Cidades vizinhas tem avançado

Policial

Trânsito em Catolé do Rocha um risco constante. Cidades vizinhas tem avançado

Sem expectativas de melhora

Em Catolé do Rocha um debate nos últimos dias foi a possibilidade da Polícia Militar começar a exigir da população o uso de capacete por parte dos passageiros de moto. O impacto nos condutores foi imediato e a expectativa surge com medidas restritivas.

O novo comandante do 12º BPM, Major Onassis em contato com a imprensa explicou o que de fato deve ocorrer; “Inicialmente estamos reforçando as blitz de trânsito, e depois faremos campanha educativa”; afirmou. Mas ele não descartou que a medida aconteça nos próximos meses.

É importante lembrar aos leitores que conforme determina a lei o uso de capacete é item indispensável para condutor e passageiro de moto. Veja trecho que explica:

RESOLUÇÃO 453, DE 26 DE SETEMBRO DE 2013

Disciplina o uso de capacete para condutor e passageiro de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos motorizados e quadriciclos motorizados.

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN, no uso da atribuição que lhe confere o art.12, da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, e conforme o Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, Considerando o disposto no inciso I dos artigos 54 e 55 e os incisos I e II do artigo 244 do Código de Transito Brasileiro,

Resolve:

Art. 1º É obrigatório, para circular nas vias públicas, o uso de capacete motociclístico pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior.

TRÂNSITO EM CATOLÉ

Tenho certeza que todos nós conhecemos pelo menos uma pessoa na vida que já sofreu acidente de trânsito nesse tráfego maluco que existe em Catolé do Rocha. A cidade é a maior da Paraíba que ainda não tem o seu transito municipalizado. São Bento e Pombal na mesma região estão bem à frente onde existem guardas municipais e a regulamentação na legislação local.

Cidades próximas e bem menores, por exemplo, já tem semáforos. Uma promessa da atual gestão durante a campanha passada era essa regularização do trânsito local, o que após três anos de Laurinho Maia (União) ainda não aconteceu nem nas anteriores.

Na cidade existe uma recente secretaria criada, que é a de Transportes e Mobilidade Urbana, mas na prática sem mudanças significativas. Por exemplo, no Setembro que tem a Semana Nacional de Trânsito a data de conscientização passou batida em Catolé.

Ainda existe a atuação de policiais de trânsito, feitas pela PM através do BPTRAN com dois agentes que atuam para toda a região (impossível conter a demanda).

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Policial

TOPO
%d