Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Quase 3 mil mães terão prioridade em programas sociais da Paraíba; afirma secretária

Política

Quase 3 mil mães terão prioridade em programas sociais da Paraíba; afirma secretária

Pollyanna Dutra

Semana passada o governador João Azevêdo (PSB) sancionou uma lei que garante prioridade a mães solo paraibanas junto a programas sociais do Governo do Estado. A legislação havia sido aprovada em agosto pela Assembleia Legislativa.

A partir dela esse grupo terá prioridade de acesso a ações como o Opera Paraíba, filas para habitação popular e programas assistenciais e de segurança alimentar. Além de, claro, dos programas federais como o Bolsa Família.

Conforme a secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Pollyanna Dutra, quase 3 mil mulheres paraibanas serão beneficiadas.

“A lei quer que as mães solo tenham prioridade não somente no Bolsa Família”, assinalou Pollyanna.

Dados do Brasil

Pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas, mostra que o Brasil tem mais de 11 milhões de mães que criam os filhos sozinhas. Na última década, o país ganhou 1,7 milhão de mães com a responsabilidade de criarem os filhos sem a ajuda do pai.

O levantamento mostra também que 90% das mulheres que se tornaram mães solo entre 2012 e 2022 são negras. Quase 15% dos lares brasileiros são chefiados por mães solo. A proporção é maior nas regiões Norte e Nordeste. A maioria, 72,4%, vive só com os filhos e não conta com uma rede de apoio próxima.

Informações com Jornal da Paraíba

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO
%d