Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Bebê prematura foi transferida por avião de Sousa para Campina Grande

Saúde

Bebê prematura foi transferida por avião de Sousa para Campina Grande

Agilidade

Ela recém-nascida, de apenas 900 gramas, foi transferida do Hospital Regional de Sousa para o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea) em Campina Grande por meio de um voo realizado pela chamada ‘UTI aérea’, da secretaria estadual de saúde e do Corpo de Bombeiros. Conforme apurou a imprensa, o voo durou uma hora.

De acordo com o tenente Emanuel Silva, responsável por pilotar a aeronave, trata-se de uma bebê prematuro de 7 meses de vida. “(Ela foi) transferida para receber tratamento de referência, visto que não tem hospital dessa especificidade em Sousa”, explicou o piloto em entrevista.

À reportagem, o tenente detalhou que caso a recém-nascida fosse ser transferida de forma terrestre o percurso duraria cerca de cinco horas, e também haveria riscos de desestabilizar e extubar a bebê acidentalmente. Na tripulação, além da paciente do piloto, estavam dois médicos, um enfermeiro, um operador aerotático, um outro piloto e a tia da recém-nascida, como acompanhante.

De acordo com Silva, o horário em que foi realizado o voo é um dos ganhos com o novo equipamento adquirido pelo Governo do Estado, a aeronave Grand Caravan. “Finalizamos a operação em horário noturno, outro ganho operacional da nova aeronave, que tem condições de operar 24h”, explicou.

Informações com Click PB

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Saúde

TOPO
%d