O governador João Azevêdo esteve, no sábado (2), em São Bento, no Sertão da Paraíba, ocasião em que entregou as obras de esgotamento sanitário, que será comandado pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).
O sistema de esgotamento sanitário beneficia diretamente mais de 12.300 pessoas. No local, foram executados serviços de construção de estação elevatória, estação de tratamento de esgoto, emissário de recalque com 2.604 metros, rede coletora com 27.873 metros e 2.515 ligações domiciliares.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância das obras de esgotamento sanitário para a saúde e o meio ambiente.
“É uma alegria fazer a entrega de uma obra tão grande, que tem um significado tão grande para a cidade e para a saúde das pessoas e com a segunda etapa dos serviços, teremos 100% da área urbana da cidade contemplada. Nós temos convênio com a Funasa de quase R$ 130 milhões, fazendo com que mais cidades tenham acesso a esse serviço que melhora a vida da população e promove desenvolvimento”, frisou João.
O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius Neves, destacou que o investimento do Governo do Estado foi fundamental para fortalecer o desenvolvimento da cidade.
“Só faz uma obra como essa quem tem a sensibilidade de entender a importância de fazer as ações serem realizadas nos municípios. Nós temos o projeto de universalizar o esgotamento sanitário de São Bento, que representa desenvolvimento em saúde pública numa cidade que tem uma pujança natural e empreendedorismo”, declarou Marcus Vinícius.
Na oportunidade, João Azevêdo fez questão de destacar a grande importância desse serviço para a cidade de São Bento, sobretudo, para o setor de saúde, pois contribuirá para a diminuição das doenças de pele e respiratórias, haja vista a relação direta do crescimento dessas patologias, onde não existe o sistema de esgotamento sanitário, com esgoto a céu aberto.
Além do excelente resultado para a saúde da população de São Bento com a obra concluída, o Chefe do Executivo Estadual ressaltou outros benefícios, a exemplo da reutilização da água pelos irrigantes, já que a região é vulnerável à estiagem, além de gerar oportunidade de instalação de novas empresas e indústrias sem risco de poluição para o meio ambiente. Na ocasião, foi referendada a grande parceria entre o governador João Azevêdo e o prefeito Jaques Lúcio, já que, em 4 anos e 8 meses, o município de São Bento recebeu mais de 80 milhões de reais em obras e investimentos.
Informações com Secom PB