Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Situações de animais nas ruas de Paulista foi discutida em audiência pública

Política

Situações de animais nas ruas de Paulista foi discutida em audiência pública

Com Ministério Público

Na manhã da última terça-feira, 25 de julho, a Câmara Municipal de Paulista realizou uma Audiência Pública sobre uma série de medidas a serem tomadas pelas autoridades municipais, com o apoio do Ministério Público Estadual, sobre os animais criados em áreas urbanas do município.

Participaram da audiência, autoridades locais, membros da sociedade civil organizada e o Promotor de Justiça da Comarca de São Bento, Yuri Givago Araújo Rodrigues.

Na abertura dos trabalhos o presidente da Câmara, vereador Possidônio Fernandes de Oliveira Filho, disse que o código de postura do município proíbe a criação de animais de grande porte soltos em vias públicas da cidade, no entanto o mesmo carece de atualização.

O representante do Ministério Público, Dr. Givago, destacou uma série de transtornos e riscos que animais soltos na via pública podem causar à população que vão desde danos materiais até o risco a vida com o acometimento de acidentes e ataques de animais raivosos.

Na sequência, Givago elencou uma série de desafios que município terá que enfrentar na preparação de um ambiente adequado ao recebimento e acolhimento de animais apreendidos na fiscalização e, discorreu sobre adequação do Código de Postura do Município à realidade atual, pois, para o representante do MP, o valor de R$ 5,00 atualmente cobrado de multa por um animal de grande porte apreendido vagando pela cidade, vaca ou um cavalo, é algo absolutamente irrisório e não custeaia sequer os custos desse animal durante sua estadia no curral da prefeitura.

O Presidente da União Comunitária Ativa, Dr. Zênio Sérgio Fernandes Dantas, apontou divergências em pontos importantes do Código de Postura do Município, no que se refere a criação de animais no perímetro urbano, destacando que o mesmo precisa de atualização urgente e, sugeriu a formação de uma comissão que possa contribuir para essa atualização. Zênio ainda cobrou da gestão municipal o devido cumprimento do código de postura do município.

O prefeito Valmar Arruda parabenizou a Câmara Municipal pela realização da Audiência Pública, reconheceu a existência do problema que perdura à muito tempo na cidade, falou da dificuldades que o poder público enfrenta para lidar com a situação, solidarizou-se com os criadores, mas, destacou que partir de agora eles precisarão se adequar às exigências previstas no código de Conduta do Município. A respeito dos pequenos animais, o prefeito adiantou que está em contato com o presidente da Associação dos Municípios do Médio Piranhas para viabilizar utilização do Castra-Móvel pelo município.

Ao final da Audiência Pública, o presidente Possidônio indicou os nomes que comporão a comissão que será responsável pelo apontamento de alterações que serão feitas no Código de Postura do Município, adequando-o a atual realidade do município.

Informações com Fala PB

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO
%d