Estudantes de comunidades tradicionais da Paraíba terão à disposição oficinas de redação voltadas à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), vai atender inicialmente alunos de ensino médio da comunidade cigana de Sousa.

O cronograma montado pela Gerência de Articulação Cultural prevê oito dias de aulas, que começam em julho, e mais dois de revisão geral, em outubro. As atividades ocorrerão na Escola Celso Mariz, que atende às comunidades ciganas da cidade.

Segundo informou Érika Catarina, gerente de Articulação Cultural, quatro professores ficarão responsáveis pelo conteúdo da Oficina de Redação. “Nossa intenção é garantir aos estudantes dessas comunidades as mesmas oportunidades de acesso ao ensino superior. Nessa oficina, eles poderão ver conteúdos como escrita criativa, Língua Portuguesa e técnicas de Redação”, disse.

O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, explica que é papel da Secult reforçar o protagonismo das comunidades tradicionais presentes na Paraíba, também, com ações que lhes garantam tratamento igualitário. Ele reforça que essa presença da gestão estadual será cada vez mais efetiva.

Em Sousa, vivem cerca de 2 mil ciganos, que habitam a região há mais de 40 anos. É a maior comunidade cigana do Brasil e uma das maiores da América Latina.

Aulas – Os dois primeiros dias de aula da Oficina de Redação ocorrerão neste final de semana (1 e 2 de julho), seguindo o cronograma:

1 e 2/julho

29 e 30/agosto

26 e 27/setembro

30/setembro e 1/outubro

28 e 29/outubro

Inscrições – Os estudantes interessados em participar da Oficina de Redação para o Enem devem preencher o formulário eletrônico no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdYhI370G0K30m-04XIHQWkI98_Sislhu-KX6UWNEL_CGgq0g/viewform?usp=pp_url

Categorized in:

Educação,

Last Update: 28 de junho de 2023

Tagged in:

, ,