Buscando garantir um melhor acesso à água e assegurando um direito básico e essencial a toda população da zona rural e urbana do município de São Bento, o prefeito Jarques Lúcio (PSB) tem desempenhado ações necessárias para proporcionar melhorias no sistema de abastecimento d’água, com a perfuração de 62 poços artesianos na sua gestão.

Segundo um relatório feito pelo coordenador de Agricultura do município, Françuá Silva, somente no primeiro ano da gestão atual, em 2017, foram perfurados 27 poços artesianos em São Bento, beneficiando os moradores das comunidades de São Gonçalo, Gangorrinha I, Gangorrinha II, Gangorrinha III, Jenipapo dos Lúcios, Malhada do Corredor, Jenipapo dos Brejeiros, Carnaubal,  Pinga Fogo, Mofumbo, Juremal, Santo Antônio, Taquarituba, Contendas, Barra de Cima, Riachão, São Bernardo, São Bentinho, Dão Silveira, São José, Beira Rio e a Escola Dr. Jarques Lúcio da Silva.

De 2018 a 2020, a Administração do Trabalho e da Inovação perfurou mais 18 poços artesianos nas localidades do Curralinho, Riacho das Questões, Saraiva, Várzea do Poço, Várzea da Serra, Quatorze, Quebra Talo, Riacho do Agreste e nas escolas das comunidades Contendas, Juremal, Barra de Cima, Taquarituba, Sítio Manga, Jenipapo dos Lúcios, Terra Nova, Várzea Grande, São Bento de Baixo e Alto do Cipó.

As ações para ampliação da oferta de água permanecem no município e a prefeitura já perfurou outros 14 poços em 2023, contemplando os habitantes de Contendas, Boa União, Barra de Cima, Monte Alegre, Sítio Manga, Cosmos, Terra Nova, Várzea Grande, Boqueirão I, Alto do Cipó, Boqueirão II, Recanto, Salgadinho e Cachoeira do Serrote.

Comparada às gestões anteriores, de 1997 a 2003, período em que foram perfurados 13 poços artesianos em São Bento, e de 2004 a 2016, com 16 perfurações, a administração do prefeito Jarques Lúcio já fez mais de 100 % de todas elas.

“Fazendo um breve panorama, em toda história, antes da nossa gestão, foram feitos 30 poços. E em 6 anos e meio, nós já fizemos 62 poços que hoje promovem para a comunidade rural e urbana mais qualidade de vida. Tudo isso sendo fruto do trabalho sério e de uma gestão de compromisso com a população”, declarou o gestor.

Informações com Portal da Capital

Categorized in:

Infraestrutura,

Last Update: 22 de junho de 2023

Tagged in:

,