➡️Com projeto pioneiro na região, a Prefeitura de Pau dos Ferros inaugurou na manhã desta segunda (12) mais uma etapa da implantação do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

Por se tratar de um projeto voltado especificamente para os cuidados animais, carrega uma alta complexidade que envolve não só a prefeitura com suas secretarias, mas contará também com a colaboração da população, e do Legislativo para criação de leis necessárias para o funcionamento eficiente do serviço, que se tornará referência na região Oeste.

“Nossa atuação será no controle das zoonoses e diretamente na saúde animal. Vamos oferecer os serviços como: vacinação e combate a zoonoses, que o município já faz um trabalho preventivo contra a raiva e leishmaniose, e ainda teremos teste rápido e ambulatório, que passarão a funcionar no núcleo, sendo uma extensão fixa do trabalho que já vem sendo executado através da unidade móvel de saúde animal”, explica a Gerente de Vigilância em Saúde, Karigina Aquino.

O Núcleo é um projeto que está sendo executado por etapas. A primeira delas foi a Unidade Móvel Animal, que já atua nos bairros da cidade. Nessa nova etapa foi realizada a reforma de um espaço físico para as adequações necessárias, onde será feita a triagem dos animais para procedimentos clínicos e vacinação. Para a execução da reforma, a Prefeitura investiu com recursos próprios, R$ 29.777, 79 (Vinte e nove mil e setecentos e setenta e sete reais e setenta e nove centavos).

A abertura do Núcleo de Controle de Zoonoses será um importante passo em termos de saúde pública municipal, garantindo condições dignas de cuidado destes animais, como também o bem-estar e controle das populações animais de cães e gatos na cidade.

SERVIÇO

Endereço do Núcleo de Controle de Zoonoses: Rua José Meireles Ponchet, nº 483, bairro Princesinha do Oeste.

Horário: de segunda a sexta, das 08 às 17h.

Informações com CIDADÃO 🚸1⃣9⃣0⃣

Categorized in:

Saúde,

Last Update: 12 de junho de 2023