O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou 51 atletas e 11 atletas-guias (que auxiliam competidores com deficiência visual) para o Campeonato Mundial de atletismo paralímpico deste ano, que será realizado entre 8 e 17 de julho, em Paris (França).  O paraibano Petrúcio Ferreira, medalhista de ouro na Paralimpíada de Tóquio, está entre eles.

Outros seis ouros no Japão foram convocados: Yelstin Jacques, Silvânia Costa, Wallace Santos, Claudiney Batista, Beth Gomes e Alessandro Rodrigo.

“Nós temos 45 atletas entre os três primeiros colocados no ranking mundial”, afirmou o coordenador de atletismo do CPB, João Paulo Cunha, ao site da entidade.

A delegação brasileira neste Mundial é maior que a da edição anterior. Há quatro anos, o país teve 43 convocados para competir em Dubai (Emirados Árabes Unidos). A equipe atingiu a melhor campanha do Brasil na história do evento, com 39 medalhas (14 de ouro, nove de prata e 16 de bronze) e o segundo lugar no quadro geral.

O Mundial de Paris será o primeiro do ciclo paralímpico dos Jogos de 2024 – que também serão na capital francesa. A próxima edição, em Kobe (Japão), que inicialmente ocorreria em 2021, foi adiada duas vezes por conta da covid-19 e remarcada para 17 a 25 de maio do ano que vem, menos de três meses da próxima Paralimpíada.

Informações com Metropoles

Categorized in:

Esporte,

Last Update: 6 de junho de 2023