Após quatro anos suspenso, o Prêmio da Música Brasileira voltou a reconhecer, na última quarta-feira (31), os principais artistas e trabalhos musicais do país. Nesta edição, os paraibanos Chico César e Elba Ramalho foram vencedores nas categorias canção popular e regional.

Chico César concorreu em três categorias. Na canção popular, o artista disputou o melhor lançamento com a música “De amor, Amor”, uma parceria com o paraense Felipe Cordeiro. Ao vencer, a dupla subiu ao palco, e o paraibano, mesmo sem microfone, discursou contra o Marco Temporal, projeto que define nova legislação para demarcação de terras indígenas.

O artista também concorreu a melhor intérprete e ao melhor lançamento com a canção “Vestido de Amor” no gênero Pop Rock, mas não venceu. Em seu lugar, Elza Soares ganhou como melhor intérprete e Erasmo Carlos venceu melhor lançamento, com a música “O Futuro Pertence À… Jovem Guarda”.

Apresentado pelo cantor pernambucano Lenine, a categoria Regional trouxe Elba Ramalho disputando melhor intérprete e lançamento. A paraibana venceu apenas o segundo, com o disco intitulado  “Elba Ramalho No Maior São João do Mundo”. Na categoria intérprete, venceu Alceu Valença.

Não é a primeira vez que os dois paraibanos são premiados no PMB. De acordo com o site do evento, Elba Ramalho já venceu outras 18 vezes nas categorias melhor cantora, canção do ano e melhor canção. Chico César também foi premiado cinco vezes, como revelação masculina (1996), melhor álbum e melhor cantor.

Outros paraibanos na premiação

Outros paraibanos foram destaque na premiação, como as cantoras Lucy Alves e Roberta Mirando, que concorreram na categoria de melhor intérprete de música popular, mas perderam para Marília Mendonça.

A cantora Juliette também marcou presença no evento e apresentou a categoria de lançamento em língua estrangeira, eletrônico, erudito, infantil e projeto especial.

A premiação

Nesta edição do 30° Prêmio da Música Brasileira, os artistas concorreram em cerca de 30 categorias, divididas por gêneros e tipos de projetos: canção popular, especiais, instrumental, MPB, música urbana, pop/rock, regional e samba. A lista de indicações contemplou artistas de todas as regiões do país, originados de 18 estados diferentes e representados em diferentes categorias. A cantora Alcione foi a homenageada da noite.

Informações com Metrópoles

Categorized in:

Entretenimento,

Last Update: 2 de junho de 2023