A Prefeitura de Riacho dos Cavalos, através da Secretaria de Saúde, realizou na última terça- feira (16) a Gincana Caps.

Com diversas atividades que acumularam pontos e foi realizada a premiação para todos eles. Um evento em alusão ao dia 18 de Maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial- data importante para refletirmos e falarmos sobre a humanização dos serviços de saúde mental. Manicômios não! É sim para o cuidado integral e humanizado aos usuários de saúde mental.

O que é o Dia da Luta Antimanicomial?

O dia 18 de maio (quinta-feira) marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Estão agendadas manifestações e atividades por todo o Brasil, para exigir o fim dos manicômios e em defesa da Saúde Pública e do atendimento humanizado e em liberdade para as pessoas com adoecimento mental.

Qual o objetivo principal da Luta Antimanicomial?

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, idéia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.

Qual lei que foi criada com a Luta Antimanicomial?

Após 12 anos, o texto foi aprovado e sancionado como Lei nº 10.216/2001, ficando conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, Lei Antimanicomial e Lei Paulo Delgado. A Reforma teve como marca registrada o fechamento gradual de manicômios e hospícios que proliferavam país afora.

Informações com Políticas e Negócios

Categorized in:

Saúde,

Last Update: 18 de maio de 2023