A Prefeitura Municipal de Brejo do Cruz, através da Secretaria de Saúde viabilizou 25 cirurgias de catarata, reduzindo a fila de espera. Os procedimentos aconteceram no último domingo (23) na cidade de Catolé do Rocha e foram realizadas pela equipe médica do Instituto Otftalmológico Tarcizio Dias de João Pessoa.
A catarata acontece quando a lente natural do olho – chamada de Cristalino – fica opaca, fazendo com que a visão perca nitidez. A causa principal é o envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida. Existe também a catarata congênita, na qual o bebê já nasce com catarata (forma mais rara) e causas secundárias como o uso crônico de corticoide, doenças metabólicas e diabetes. O tratamento da catarata é cirúrgico, não havendo outro procedimento ou medicamento para reverter o quadro.
A ação faz parte do Programa Opera Paraíba do Governo do Estado, que tem como meta, a redução das filas de espera por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS). A contrapartida dos municípios consiste na realização dos exames pré-operatórios e no transporte até a unidade hospitalar responsável pelo procedimento cirúrgico. Os pacientes brejo-cruzenses foram acompanhados pela Assistente Social, Domerina Ribeiro.
Informações com Assessoria