Até a próxima quarta-feira (26), o programa Opera Paraíba está realizando no Hospital Regional de Catolé do Rocha, no Alto Sertão do estado, cerca de 300 cirurgias de catarata. A ação teve início na última terça-feira (18) com as triagens pré-operatórias dos pacientes já cadastrados no programa e portando exames e encaminhamentos cirúrgicos. A previsão é que até terça-feira (23) sejam realizadas 50 cirurgias por dia, e do dia 24 ao dia 26, 35 procedimentos diários.

Considerada de baixa complexidade, a cirurgia de catarata é realizada em poucos minutos, não sendo necessária a internação do paciente. A alta também é dada logo após o procedimento, sendo preciso apenas seguir as orientações pós-cirúrgicas para uma boa recuperação.

A iniciativa contempla a população da 8ª Região de Saúde, que compreende 10 municípios. Só em 2023 o Opera Paraíba já realizou mais de 7 mil cirurgias. O cadastro no Opera Paraíba acontece nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) das Secretarias de Saúde de cada município.

Informações com Secom PB

Categorized in:

Saúde,

Last Update: 20 de abril de 2023

Tagged in:

, ,