A Associação Quilombola ‘Os Rufino’ realizou no último domingo (16) o II Pedal Cultural Quilombo Os Rufinos em Pombal. O evento contou com a participação de dezenas de ciclistas e contou com uma vasta programação cultural que promoveu a memória, cultura e arte da região.

O percurso deste ano foi ainda maior, com muita adrenalina, contato com a natureza, emoção, lama e bem-estar para todos os participantes. Além disso, várias apresentações culturais também fizeram parte do evento, incluindo os Negros dos Pontões, a Capoeira, a Ciranda de roda massapê os Rufinos e a exposição de artesanato.

A atração musical ficou por conta de Edgley forrozeiro, Manuel Vaqueiro e Rita Kaff, que animaram a multidão com muita música e dança.

O evento foi organizado pela Associação Quilombola Os Rufino com o objetivo de preservar e divulgar a cultura e as tradições da região. Várias parcerias com grupos de ciclismo de Pombal região, assim como órgãos públicos e privados foram essenciais para o sucesso da iniciativa, que superou as expectativas dos organizadores e participantes em relação ao ano passado, tanto em número de ciclistas quanto em programação cultural.

Para a Associação, o Pedal Cultural é uma forma de valorizar a história e a cultura do quilombo, promover a integração entre a comunidade e incentivar a prática esportiva e o cuidado com o meio ambiente.

De acordo com a coordenação, o Pedal Cultural Quilombo Os Rufinos já é um evento consolidado na região e a expectativa é que continue crescendo e se consolidando nos próximos anos.

Informações com Naldo Silva

Categorized in:

Entretenimento,

Last Update: 18 de abril de 2023