A Campanha de Vacinação contra Influenza foi aberta em todo o Brasil na última segunda –feira (10) e logo na terça-feira(11) a Prefeitura de Riacho dos Cavalos, através da Secretaria de Saúde, realizou reunião com os ACSs e equipe de imunização para traçar estratégias para campanha de vacinação contra Influenza/2023 no município.

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Nesta primeira fase da ação de imunização, serão contempladas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. A ação preventiva segue até o dia 31 de maio.

A vacinação contra influenza tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelos vírus no público-alvo da campanha. O imunizante é trivalente, ou seja, serve para os três tipos de cepas: A/Sydney/5/2021 (H1N1)pdm09, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e B/Áustria/02/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

Quem faz parte do grupo prioritário – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com idade superior a 60 anos; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a doença foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

Informações com Políticas e Negócios

Categorized in:

Saúde,

Last Update: 13 de abril de 2023