O Treze conquistou, no sábado, o seu 17º título paraibano da história ao bater, nos pênaltis, o Sousa em pleno Estádio Marizão. A conquista foi a sétima do Galo da Borborema no século 21, o que fez com que o Alvinegro se juntasse ao seu maior rival, o Campinense, como as equipes que mais vezes foram campeãs desde 2001. O Botafogo-PB, com seis troféus, aparece logo atrás dos Maiorais de Campina Grande.

Após uma memorável década de 2000, o Treze amargou um grande jejum de conquistas na década seguinte, quando, entre 2011 e 2020, ficou sem subir ao lugar mais alto do pódio do futebol paraibano. Por outro lado, os seus dois maiores rivais, Campinense e Botafogo-PB, se alternaram nesse período nas conquistas, com o Belo vencendo seis títulos e a Raposa vencendo outros três.

Confira os campeões da Paraíba no século 21:

Campinense e Treze: 7 títulos (cada)

Botafogo-PB: 6 títulos

Atlético-PB, Sousa e Nacional de Patos: 1 titulo (cada)

No retrospecto geral, o Botafogo-PB segue disparado na contagem oficial como o maior campeão paraibano na história, com 30 títulos conquistados. Logo atrás aparece o Campinense, com 22 títulos estaduais em sua galeria de troféus. Fechando o pódio, está o Treze, com 17 títulos paraibanos na conta.

Informações com Globo Esporte PB

Categorized in:

Esporte,

Last Update: 11 de abril de 2023