Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Como chegam Sousa e Treze pra final

Esporte

Como chegam Sousa e Treze pra final

Jogão

O Treze fez uma boa campanha no Campeonato Paraibano deste ano. Desde a primeira fase. O Galo da Borborema se classificou na última rodada da primeira fase, mas, mesmo assim, diferentemente dos rivais Campinense e Botafogo-PB, chegou em uma condição tranquila, dependendo só de si, jogando em casa e diante de um dos rebaixados, a Queimadense.

Na semifinal, um empate fora de casa e uma vitória em Campina Grande, eliminando o São Paulo Crystal. Na decisão, fez o seu dever de casa, diante do Sousa, e agora depende de um empate no Marizão para ser campeão estadual.

Até aqui, o Treze fez 12 partidas. A campanha do Alvinegro é de seis vitórias, quatro empates e duas derrotas. A equipe marcou 15 gols e sofreu nove. O clube tem o segundo melhor ataque da competição, atrás apenas do Sousa, que marcou 21 vezes.

O Galo está em vantagem na final. Após vencer o Sousa por 2 a 1 no jogo de ida, o time de Campina Grande pode até empatar neste sábado (8), no Estádio Marizão, para ser campeão.

Mas, a verdade é que ainda não há nada decidido. Mesmo assim, além do placar agregado em seu favor, o Treze tem outros motivos para fazer o torcedor acreditar ainda mais que dá para ser campeão neste ano.

Vantagem no placar

Ter vencido no primeiro jogo é o primeiro e mais importante passo que o Treze deu nessa decisão. Com o 2 a 1 no marcador, o Galo da Borborema pode ser campeão até mesmo com um empate.

Camisa é fator para confiar no Treze campeão paraibano

Com 16 títulos conquistados em toda a sua história, o Treze é, sem sombra de dúvidas, um dos três maiores times do estado. Para entrar dentro de um Marizão lotado, o Galo confia que o peso da camisa pode ser um diferencial positivo na busca pelo tão sonhado 17º título estadual.

Time 100% para o jogo de volta

No jogo de ida, no último sábado (1º), o técnico William De Mattia não contou com Xandy, que cumpriu suspensão. Agora, com o retorno do atacante, além de não ter nenhum jogador no departamento médico, o Treze vai para Sousa com o plantel 100% à disposição.

Fator Yamada

Com quatro gols marcados e três assistências nesta edição de Campeonato Paraibano, Yamada tem disputado com Luiz Henrique, do Sousa, o prêmio de grande craque da competição. Confiando em seu desempenho, que tem sido estrelado até aqui, o torcedor trezeano acredita que o camisa 10 pode ser um diferencial na partida decisiva.

JÁ O SOUSA

A campanha do Sousa é digna de elogios em 2023. Mas o Dino saiu em desvantagem no jogo de ida da final. Nesta partida de volta, às 16h30, no Estádio Marizão, somente a vitória interessa ao clube jurássico.

Mas, até chegar à decisão do estadual, a equipe precisou passar por 12 diferentes desafios. Ao todo, foram sete vitórias conquistadas, dois empates e três derrotas. Na trajetória do Sousa até aqui, o clube obteve estatísticas de destaque, como o maior número de vitórias, o melhor ataque e a melhor defesa de toda a competição estadual, se considerada a média de gols sofridos.

Para este sábado, o Sousa precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis. Mas, se o Dino triunfar por margem de dois ou mais gols, é o clube sousense quem garante a taça do Paraibano.

Após perder o jogo de ida, o Dinossauro está em desvantagem na final do Campeonato. O time do Sertão precisa vencer se quiser ser campeão.

Porque a verdade é que ainda não há nada decidido. Mesmo com o placar favorável ao Treze, o Sousa tem motivos de sobra para fazer o torcedor acreditar que é possível levantar o troféu pela terceira vez em sua história.

Retrospecto recente contra o Treze

De 2010 até 2023, Sousa e Treze duelaram oficialmente em 28 ocasiões. Dessas, o Dinossauro se saiu melhor em 12 oportunidades. Nos 16 jogos restantes, foram oito empates e outros oito triunfos do Galo da Borborema. Mas o retrospecto vitorioso do time sertanejo nos últimos 13 anos eleva a estima dos torcedores da equipe da Cidade Sorriso.

Melhor equipe do Campeonato Paraibano

Os números falam por si só. O Sousa é o time que mais somou pontos, que mais venceu, é o segundo que menos perdeu, tem o melhor ataque e a melhor defesa (em média de gols sofridos). O Dinossauro faz, até aqui, uma competição de excelência. Inclusive, é o dono das três maiores goleadas do Campeonato Paraibano: 4 x 0 no Auto Esporte-PB, 4 x 1 no CSP e 5 x 1 no Botafogo-PB. Com certeza o desempenho geral do time no estadual faz a torcida confiar em ver o Sousa campeão paraibano.

Fator Marizão

A “La Bombonera do Sertão” é reconhecida como um dos grandes caldeirões de todo o futebol paraibano. Em 2023, o Sousa mais uma vez mostrou todo o seu potencial quando jogou em seus domínios. Em seis partidas jogando na Cidade Sorriso, foram quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota. Com a expectativa de casa cheia, o Dino mais uma vez deve mostrar o porque de ser tão forte no Marizão.

Poder de reação

O jogo de volta da semifinal do Campeonato Paraibano, contra o Botafogo-PB, é quase que um talismã para a torcida sousense. Isso porque, em desvantagem no placar agregado, após perder o jogo de ida por 2 a 1, a equipe, jogando em casa, abriu o marcador, tomou o empate, mas, reagiu e fez 5 a 1 no Belo. Com esse registro recente, o Sousa acredita que é capaz, novamente, de lutar e conquistar a tão sonhada vitória e, consequentemente, o título.

Fator Luiz Henrique condiciona o Sousa campeão paraibano

Principal artilheiro da competição, com cinco gols, além de duas assistências, Luiz Henrique vive uma fase extremamente iluminada com a camisa do Sousa. Grande nome da equipe, o atacante tem disputado com Yamada, do Treze, o prêmio de grande craque do Campeonato Paraibano de 2023. Confiando em seu desempenho, os torcedores sousenses creem em mais uma grande exibição do jogador para reverter a desvantagem imposta pelo Galo.

O Sousa volta a enfrentar o Treze neste sábado (8), mais uma vez às 16h30, mas desta vez em casa. Se o clube da Cidade Sorriso vencer por um gol de diferença, a disputa vai para os pênaltis. Mas, se a equipe do técnico Renatinho Potiguar triunfar por margem de mais de dois gols, é o clube sousense quem garante a taça. Já ao Galo, vitória e empate são suficientes fazer o troféu ir para Campina Grande.

Informações com Globo Esporte PB

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Esporte

TOPO