Aconteceu na cidade de São Bento, a 7ª Conferência Intermunicipal de Saúde. O município de Brejo do Cruz esteve representado pelo secretário municipal de Saúde, Hellison Fernandes, a primeira-dama, Francimeire Monteiro, o vereador Hermes Arruda e grande número de profissionais da saúde, educação e desenvolvimento social.

O evento ocorreu no Athenas House e em sua programação foram realizadas palestras, apresentações culturais e discussões sobre o tema geral. Os participantes puderam ainda falar dos segmentos da sociedade local e da construção de propostas e metas de ampliação referentes aos serviços e ações de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

RIACHO DOS CAVALOS

A Prefeitura de Riacho dos Cavalos também teve presença no evento em que o tema foi “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”.

Na ocasião foi realizado também a 5ª Conferência de Saúde do município de Riacho dos Cavalos onde compareceram o prefeito do município Eudes Vieira, Priscila Farias, secretária de saúde, representantes da saúde e da população.

Em seu pronunciamento, o prefeito Eudim, destacou a importância da conferência para discutir e aprovar propostas que visam possibilitar políticas públicas para o setor. Após o pronunciamento foi lido e aprovado o regimento interno da 5ª Conferencia Municipal de saúde.

O encontro proporcionou aos participantes uma significativa troca de ideias e experiências, que se transformaram em propostas de novas ações, para o fortalecimento da saúde do município.

A conferência reuniu prefeitos, secretários e representantes dos municípios de São Bento, Belém do Brejo do Cruz, Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Riacho dos Cavalos, Catolé do Rocha e São José do Brejo do Cruz.

Conferência Municipal de Saúde nos municípios

A Conferência Municipal é uma oportunidade única para discutir a temática da saúde com enfoque na garantia dos direitos e na defesa do SUS, da vida e da democracia. A partir dessas discussões, é possível reafirmar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, como a universalidade, integralidade e equidade, para garantir a saúde como direito humano.

Além disso, a conferência possibilita a mobilização e o estabelecimento de diálogos diretos com a sociedade brasileira acerca da saúde como um direito constitucional e da defesa do SUS. É fundamental garantir a participação popular e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade, em todas as etapas da conferência.

Os eixos temáticos da 9ª Conferência de Saúde foram I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

No final do encontro foram escolhidos os delegados que representaram o município na Conferencia Estadual.

Informações com Assessorias

Categorized in:

Saúde,

Last Update: 1 de abril de 2023