Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Finais do Campeonato Paraibano terão torcida única

Esporte

Finais do Campeonato Paraibano terão torcida única

Mandante em cada jogo

Os dois jogos da final do Campeonato Paraibano 2023, entre Sousa e Treze, terão torcida única, primeiro no Amigão, em Campina Grande, depois no Marizão, em Sousa. A definição sobre isso aconteceu nesta quinta-feira, dois dias antes do jogo de ida, após reunião do Ministério Público com a Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB).

A presidente da FPF-PB, Michelle Ramalho, esteve presente à reunião e explicou que o desejo inicial da entidade era de que as torcidas de Sousa e Treze pudessem ocupar as arquibancadas nos dois jogos. Mas o Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), do Ministério Público, recomendou torcida única, por receio de que haja confronto entre torcidas.

— A princípio, a Federação veio com a ideia de que viessem as duas torcidas para as finais. Mas nos deparamos com os relatórios do Serviço de Inteligência da Polícia Militar, sobre possíveis confrontos entre as torcidas, e existia uma recomendação de todo o Nudetor para que houvesse torcidas únicas. E, entre o entretenimento e a segurança do torcedor, lógico que aderimos à segurança do torcedor. Então adotamos a recomendação do Nudetor — explicou Michelle Ramalho.

O coronel Arilson Valério, da Polícia Militar, foi quem deu mais detalhes sobre o posicionamento da PM. Ele lembrou episódios de confrontos entre torcedores, tanto no ano passado quando neste ano, para justificar o posicionamento do órgão de segurança.

— Nós tivemos, no ano passado, confronto entre as torcidas do Treze e do Sousa, com invasão ao campo e conflito fora do estádio, com pessoas feridas. E, neste ano, nós tivemos problemas também com um ônibus do Nacional de Patos (de torcedores), que foi atacado na BR. E também temos informes de torcidas que estão se preparando para confrontos. Por isso que a decisão foi acertada: torcida única.

— A Polícia Militar vai estar em todas as entradas, junto com o pessoal que irá trabalhar nas roletas… irão ser identificados os torcedores. Claro, a Polícia irá fazer um grande aparato de segurança no local. E, a partir de agora, já orientamos a torcida do Sousa que não se desloque a Campina Grande, que não será permitida a entrada — completou o coronel.

Capacidade do Amigão segue a mesma

O Treze queria que a capacidade de público no Amigão, que no momento é de pouco mais de 7 mil torcedores, fossem duplicada para o jogo de ida, contra o Sousa, no próximo sábado. Mas, o coronel Jean Benício, do Corpo de Bombeiros, revelou que o pedido do Galo não foi atendido e explicou os motivos.

— Nós temos um laudo, que é da Comissão Permanente de Segurança nos Estádios, composta pela Polícia Militar, pelo Ministério Público e pelo Corpo de Bombeiros. Esse laudo, emitido pela Comissão, prevê 7.307 pessoas no Amigão. E por que isso? Nós temos algumas restrições, pendências a serem sanadas dentro do estádio. Então esse é o público interno que foi aprovado por essa comissão.

Últimos atos do Paraibano 2023

Sousa e Treze disputarão a final do Campeonato Paraibano em dois jogos: o primeiro no próximo sábado (1º), no Amigão, e o segundo no sábado seguinte (8), no Marizão, ambos começando às 16h30. Por ter feito melhor campanha, o Dinossauro tem o direito de fazer a partida de volta como mandante.

Informações com Globo Esporte PB

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Esporte

TOPO