A 2ª Promotora de Justiça de Sousa, Dra. Fernanda Pettersen de Lucena, expediu, uma recomendação a Prefeitura Municipal de Sousa para intensificação da vacinação das crianças com idades de 05 a 11 anos.

De acordo com a representante do Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), a recomendação, nº 046.2023.001430, foi expedida após o envio de dados sobre a cobertura vacinal das vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI de 2022), fornecido pelo Secretário de Saúde do Estado da Paraíba, que apontam índices baixos e preocupantes em relação à vacinação de crianças no município de Sousa, conforme se relaciona:

No documento, a promotoria de Justiça de Sousa assinala o prazo de 05 dias úteis para que a gestão municipal tome as seguintes providências: Fazer campanhas locais e adotar medidas para intensificação da vacinação das crianças com idades de 05 a 11 anos, através de busca ativa desse público e ações integradas da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Ação Social, com participação inclusive dos CREAS, dos CRAS e dos Conselhos Tutelares. Além disso, realizar busca ativa desse público pelos agentes comunitários de saúde.

A promotoria também recomenda que sejam criados pontos itinerantes para vacinação das crianças de 05 a 11 anos em maior situação de vulnerabilidade, como crianças institucionalizadas, crianças com comorbidades, entre outros.

Versão do Município

Em contato com a imprensa, a Secretária de Saúde da prefeitura de Sousa, Amanda Silveira afirmou que os índices enviados ao Ministério Público da Paraíba, através da Secretária Estadual de Saúde, não estão atualizados e não condiz com a realidade dos fatos.

Segundo a Secretária, apesar do município inserir as informações sobre a vacinação no sistema do Ministério da Saúde, há uma demoram muito grande na atualizam das informações prestadas pelos profissionais de saúde.

Segundo a Secretária, apesar do município inserir as informações sobre a vacinação no sistema do Ministério da Saúde, há uma demora muito grande na atualização das informações prestadas pelos profissionais de saúde.

Informações com Debate Paraíba

Categorized in:

Saúde,

Last Update: 29 de março de 2023

Tagged in:

,