Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Ministério Público recomenda que município de Sousa realize vacinação infantil

Saúde

Ministério Público recomenda que município de Sousa realize vacinação infantil

Números baixos

A 2ª Promotora de Justiça de Sousa, Dra. Fernanda Pettersen de Lucena, expediu, uma recomendação a Prefeitura Municipal de Sousa para intensificação da vacinação das crianças com idades de 05 a 11 anos.

De acordo com a representante do Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), a recomendação, nº 046.2023.001430, foi expedida após o envio de dados sobre a cobertura vacinal das vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI de 2022), fornecido pelo Secretário de Saúde do Estado da Paraíba, que apontam índices baixos e preocupantes em relação à vacinação de crianças no município de Sousa, conforme se relaciona:

No documento, a promotoria de Justiça de Sousa assinala o prazo de 05 dias úteis para que a gestão municipal tome as seguintes providências: Fazer campanhas locais e adotar medidas para intensificação da vacinação das crianças com idades de 05 a 11 anos, através de busca ativa desse público e ações integradas da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Ação Social, com participação inclusive dos CREAS, dos CRAS e dos Conselhos Tutelares. Além disso, realizar busca ativa desse público pelos agentes comunitários de saúde.

A promotoria também recomenda que sejam criados pontos itinerantes para vacinação das crianças de 05 a 11 anos em maior situação de vulnerabilidade, como crianças institucionalizadas, crianças com comorbidades, entre outros.

Versão do Município

Em contato com a imprensa, a Secretária de Saúde da prefeitura de Sousa, Amanda Silveira afirmou que os índices enviados ao Ministério Público da Paraíba, através da Secretária Estadual de Saúde, não estão atualizados e não condiz com a realidade dos fatos.

Segundo a Secretária, apesar do município inserir as informações sobre a vacinação no sistema do Ministério da Saúde, há uma demoram muito grande na atualizam das informações prestadas pelos profissionais de saúde.

Segundo a Secretária, apesar do município inserir as informações sobre a vacinação no sistema do Ministério da Saúde, há uma demora muito grande na atualização das informações prestadas pelos profissionais de saúde.

Informações com Debate Paraíba

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Saúde

TOPO