As articulações para as eleições municipais de 2024 estão a todo vapor. Uma das disputas mais interessantes será no sertão da Paraíba, em São Bento.

A terra mundial das redes é um dos municípios mais divididos politicamente no estado. Três famílias têm conquistado o poder nos últimos 40 anos, os Souzas, os Robertos e os Lúcios.

Em 2024 teremos um duelo de gerações. O prefeito Dr. Jarques Lúcio tem 42 anos e conseguiu se eleger em 2016, com apoio do ex-prefeito Márcio Roberto numa disputa contra o então gestor Gemilton Souza. O prefeito retribuiu o favor e apoiou o grupo dos Robertos, em duas disputas pela Assembleia. Jullys em 2018 e Márcio em 2022.

Jarques se reelegeu em 2020 contra o deputado Galego Souza (tio de Gemilton), ratificando a força política e seguiu apoiado por Márcio. Mas também demonstrou ser uma das grandes lideranças do sertão da nova geração da política paraibana.

O ambiente que parecia coeso por seis anos e quatro eleições acabou de forma súbita no começo de 2023. A gota d`água foi publicamente após uma votação na Câmara de Vereadores, onde um aliado de Márcio se declarou contra um projeto do prefeito e a filha do atual secretário estadual, que também é vereadora, Marcia Roberta se ausentou da sessão. Notas de esclarecimento foram divulgadas e algumas entrevistas concedidas sobre o assunto, de certo a relação já vinha com desgaste.

Com isso dois rivais históricos com mais de 20 anos de intensas disputas em São Bento se uniram. Galego e Marcio. MR ficou no poder de 1997 a 2004 e Souza de 2005 a 2012. Nas eleições seguintes, seus grupos se digladiaram, com Galego vencendo em 2012, ao apoiar seu sobrinho Gemilton, contra o filho de Márcio, Jullys. E Roberto contribuindo nas duas vitórias de Jarques.

O acordo entre Márcio e Galego para 2024 já está definido. Das informações do momento, GS deverá indicar o candidato a prefeito, que será o empresário conceituado e ex-presidente da Câmara, Marcos Davi, já MR coloca o vice.

Do outro lado tem a força política do prefeito que é um médico urologista renomado, e vem de uma família tradicional em São Bento. Nas eleições de 2016, Jarques apareceu como um estreante corajoso que disputou uma eleição contra uma família que já estava há 12 anos no poder.

Nesses 6 anos de mandato, Jarques conseguiu angariar uma boa aprovação. O prefeito é cotado para ser candidato a deputado em 2026. Se acontecer a vitória do seu candidato em 2024 isso consolidará seu nome na política estadual e liderança da nova geração.

O prefeito ainda não definiu quem será o seu candidato em 2024. Mas os principais citados são os nomes do empresário Gerfeson Carnaúba e do secretário municipal Júnior Cidalino. Eles se assemelham a Jarques com relação a 2016, por nunca terem disputado um cargo público anteriormente. Carnaúba é de uma família política na cidade e um empresário de sucesso, Cidalino é braço direito do prefeito.

Os dois grupos, tanto o de Jarques, como a oposição já estão rodando suas bases, para reafirmar os apoios que serão essenciais no pleito do ano que vem.

Informações com Polêmica Paraíba

Categorized in:

Política,

Last Update: 20 de março de 2023