Existe uma campanha mundial para banir o racismo e o preconceito. Essa campanha é ainda mais acentuada no esporte e ganha força nos grandes times de futebol do planeta que tem realizado belas campanhas de conscientização, promovendo confraternização e respeito entre os jogadores.

No último domingo, dia 12 de março, durante um torneio de futebol amador, que aconteceu no Município de São José de Espinharas, na região metropolitana de Patos, o jovem Josinaldo Bento de Oliveira Júnior, de 19 anos, que joga pelo projeto de futebol Bola no Pé foi xingado por um jogador de um time da cidade de Serra Negra, no Rio Grande do Norte.

Juninho, como é mais conhecido, é um dos jogadores mais disciplinados e talentosos do projeto que atende mais de 50 garotos no Distrito de Santa Gertrudes e sítios da região de Patos. O jovem relatou que estava na partida contra o time adversário quando o jogador o chamou de “macaco” e “preto”. Junino comentou que estava no calor da partida e não disse nada que merecesse tal tratamento.

O diretor do projeto Bola no Pé, Chico de Miron, se posicionou sobre o fato lamentável. Chico afirmou que o caso de racismo foi levado ao conhecimento de uma guarnição da Polícia Militar que estava fazendo a segurança no local, mas um dos policiais desencorajou a denúncia ao dizer que deixasse para lá, pois teria que vir até a Delegacia de Polícia Civil em Patos.

Chico conversou com os garotos e lamentou o ato de racismo que acaba afetando o esporte e a autoestima dos jovens. O diretor decidiu levar o fato ao conhecimento público para que sirva de lição e não volte a se repetir.

Nas redes sociais, os garotos do projeto Bola no Pé fizeram uma postagem em preto e branco para se solidarizar com Juninho e pedindo respeito e fraternidade.

Informações com Polêmica Patos

Categorized in:

Esporte,

Last Update: 16 de março de 2023

Tagged in:

,