Ao fim da emocionante rodada final da primeira fase do Campeonato Paraibano 2023, o Treze se confirmou como um dos classificados às semifinais. O Galo enfrentará, em jogos de ida e volta, o São Paulo Crystal, clube que o técnico William De Mattia elogiou bastante e que, segundo o treinador, já vinha sendo observado pelos trezeanos.

A vaga do Treze foi carimbada com a vitória por 2 a 1 contra a Queimadense, no Amigão, no domingo. Mais do que a classificação, o Galo conseguiu, graças aos demais resultados da rodada, avançar ao mata-mata na segunda posição na tabela, o que lhe dá o direito de fazer o jogo da volta diante de sua torcida.

A vitória contra a Queimadense foi dividida, literalmente, em dois tempos. Isso porque, nos primeiros 45 minutos, o Treze foi soberano. Pressionou o adversário, fez dois gols e teve nos pés a oportunidade de ampliar ainda mais a vantagem. No entanto, na segunda etapa, o Alvinegro aparentou ter colocado o pé no freio e, mesmo sabendo que precisava de apenas mais um gol para avançar às semifinais na segunda colocação — no cenário em que o Nacional de Patos empatava com o Botafogo-PB, no José Cavalcanti —, o time assumiu postura reativa e acabou sofrendo um gol no fim, que, naquele momento, deixava o time de Campina Grande na terceira colocação e decidindo fora de casa a vaga na final.

Ao fim do jogo no Amigão, o Treze soube que o Belo bateu, nos acréscimos, o Naça, pelo placar de 2 a 0 e, com isso, o Alvinegro subiu para a segunda posição para encarar o São Paulo Crystal nas semifinais do Paraibano.

Em coletiva após o jogo, William De Mattia fez as suas considerações sobre a partida e afirmou que em nenhum momento fez contas para priorizar adversários no mata-mata. Para ele, o importante foi, de fato, foi levar o Treze de volta às semifinais, algo que não acontecia desde 2020.

— Buscamos vencer a partida desde o início. Sabíamos que o único resultado que nos classificava era a vitória e, por isso, buscamos propor o jogo, sufocamos o adversário desde os primeiros minutos. Não tinha, em nenhum momento, a ideia de priorizar adversários. Quando se quer ser campeão, tem que se estar preparado para enfrentar qualquer equipe. No fim, acabou que saiu tudo como o planejado, e estamos nas semifinais — afirmou.

O meu objetivo é trazer a torcida, maior patrimônio do Treze, pra perto do clube novamente” — William De Mattia, técnico do Treze

Treze e São Paulo Crystal voltam a decidir um mata-mata após duas temporadas. Em 2021, Galo e Carcará ficaram frente a frente pela repescagem daquela edição do Campeonato Paraibano. Em jogo único, após empate por 0 a 0 no tempo regulamentar, o Tricolor do Engenho levou a melhor nos pênaltis, eliminou o Alvinegro e avançou às semifinais.

Aquela eliminação, inclusive, viria a custar uma vaga na Série D de 2022 para o Treze, uma vez que o time de Cruz do Espírito Santo herdou a vaga na 4ª divisão do Campinense, que subiu para a Série C naquele ano. Sobre o adversário, De Mattia afirmou que o departamento de futebol do Galo tem monitorado os comandados de Higor César desde o início do estadual.

— Temos que estar preparados para tudo. Vamos para esta decisão respeitando muito o São Paulo Crystal. A equipe deles é muito qualificada. Estamos observando há um certo tempo. Então temos que trabalhar com muita humildade para colocar o Treze onde ele merece estar, que é na luta pelo título — finalizou.

O Treze volta aos trabalhos na tarde desta segunda-feira, quando se reapresentará no Estádio Presidente Vargas para o início dos treinamentos de olho no Tricolor Canavieiro. Os clubes agora aguardam a definição da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) para saber quais serão as datas dos jogos das semifinais do estadual.

Informações com Globo Esporte PB

Categorized in:

Esporte,

Last Update: 14 de março de 2023