A ‘Pedra da Turmalina’, símbolo do município de Brejo do Cruz, agora é patrimônio histórico cultural da Paraíba, de acordo com lei sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB) e publicada na edição desta terça-feira (07) do Diário Oficial do Estado (DOE). Conforme apurou o ClickPB, a famosa pedra também passa a ser considerada pela lei 12.580 como patrimônio turístico imaterial do estado.

Segundo apurou a reportagem, o projeto que originou a lei é de autoria do deputado Galego Souza (Progressistas). “Fica reconhecido como Patrimônio Histórico Cultural, Turístico Imaterial do Estado da Paraíba, a ‘Pedra da Turmalina’, localizada no Município de Brejo do Creuz, neste Estado”, diz o primeiro artigo da lei.

O município de Brejo do Cruz cresceu ao redor da formação geológica, que é utilizada para o turismo ecológico e religioso. Em uma das canções mais conhecidas do brejo-cruzense Zé Ramalho, ‘Avôhai’ ela é citada como parte dos cenários em que ele foi criado durante a infância. “Na pedra de turmalina, E no terreiro da usina, Eu me criei”. Confira a lei e a música ‘Avôhai’ de Zé Ramalho:

Informações com Click PB

Categorized in:

Entretenimento,

Last Update: 7 de março de 2023