O Sertão da Paraíba é rico em marcas históricas de animais antepassados que viveram por essa região. O local mais conhecido é o Vale dos Dinossauros em Sousa. Porém, municípios como Catolé do Rocha também conta com marcas que moradores antigos deixaram.
O Blog da rede social Instagram, Catolé das Antigas @catoledasantigas trouxe uma publicação que conta com detalhes a presença de um fóssil (o crânio) de uma Preguiça Gigante que foi encontrada há alguns anos na zona rural, no sítio Maniçoba.
O acontecimento foi descoberto também há bastante tempo e com relevância, pois no ano de 1921 (mais de um século atrás) a notícia era destaque na imprensa de estados vizinhos, como o Diário de Pernambuco, que ressaltou numa publicação as escavações ocorrendo em terras catoleenses numa busca de restos da Preguiça Gigante.
Parte dos fosseis foram encontrados somente cerca de quatro décadas depois e estão hoje em dia num museu da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Esse animal que chegava a 6 metros de altura com 3 toneladas tinha em média o tamanho de um elefante de hoje em dia e viveu há milhões e milhares de anos atrás, principalmente na época da Era do Gelo, quando o planeta Terra tinha incríveis baixas temperaturas na maioria de sua superfície.
A pesquisa cultural e informativa do Catolé das Antigas também contou com ajuda de estudiosos do tema na cidade, como o ex-prefeito José Otávio Maia, e os cidadãos Rodolfo Maia, Juvandi de Souza e o odontólogo Dannylo Maia.