Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Ações do Janeiro Branco em São Bento

Saúde

Ações do Janeiro Branco em São Bento

Mental

A Prefeitura Municipal de São Bento, através da Secretaria de Saúde, realizou uma série de ações, durante a Campanha do Janeiro Branco 2023, chamando a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental das pessoas.

As atividades começaram no dia 02 de janeiro, com rodas de conversas acerca do tema, no CAPS AD III, seguidas de reunião de equipes, PTS e assembleia com familiares e usuários, no dia 04. No dia 5, foi apresentado o Projeto Pedagógico: “Escrevendo uma Nova História”, também no CAPS AD III.

Já no CAPS I, no dia 09, foi organizada uma sala de espera, durante atendimento psiquiátrico, sobre a importância dos cuidados com a Saúde Mental.

As ações prosseguiram e, no dia 10 pela manhã, integrantes do CAPS e AD III participaram de uma entrevista esclarecedora sobrea a saúde mental, no Jornal Correio da Manhã, na Rádio São Bento FM, além de uma Oficina sobre o assunto no CAPS I.

Na sequência do cronograma, no dia 12, uma ação foi realizada na UBS Jardilina dos Santos, a respeito da relevância da atividade física e a relação com a saúde mental.

No dia 13 do mês em curso, atividades sobre o tema foram feitas na Policlínica do município e Oficina no CAPS I.

A Dr.ª Isabela promoveu Roda de Conversas acerca da temática, nos CAPS I e AD III, no dia 16. Os movimentos sociais dedicados à construção e à manutenção da saúde mental dos São-bentenses não pararam por aí, pois no dia17, aconteceram ações na UBS Dr. José Maia, com Roda de Conversa e recepção no Hospital Dr. Jarques Lúcio.

Dando continuidade à campanha, no dia 19, ocorreu a Mais Bela Voz, nos CAPS I e AD III e ação na UBS Manuel Cícero. No antepenúltimo dia da campanha, dia 23, as Rodas de Conversa aconteceram, também, nos CAPS I e AD III, envolvendo usuários, grupo de fortalecimento de vínculos e a Dr.ª Fátima Almeida.

Na manhã do dia 24, desenvolveram-se ações na UBS Bernardo Vieira e à noite, foram feitas leituras com mulheres de Fé, na Rua do Rio.

A campanha do Janeiro Branco em São Bento foi encerrada no dia 25, num evento com psiquiatras convidados do município: a palestra ministrada pela Psiquiatra Dr.ª Vilma Lúcia F. Mendonza, de Campina Grande, no CCFV (antigo PET, na Rua Velha), sobre o Janeiro Branco, A VIDA PEDE EQUILÍBRIO, onde a palestrante classificou o suicídio com um grande flagelo da humanidade, e disse que tentou trazer para os participantes as formas de abordar as pessoas que tentam cometer esse ato contra a vida e parabenizou a Secretaria de Saúde do município de São Bento pelas políticas públicas voltadas à saúde mental.

O prefeito Jarques Lúcio e a Secretária de Saúde, Fátima Almeida, resumiram o evento do fechamento da campanha do Janeiro Branco em São Bento, como um momento importante, onde foram debatidos os principais temas de prevenção ao suicídio, e elogiaram o trabalho desenvolvido pela palestrante Dr.ª Vilma Lúcia, na Paraíba, pra combater  os problemas causados pelas doenças mentais.

Informações com Assessoria

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Saúde

TOPO